quinta-feira, 10 de maio de 2012

Product Placement, ou você acha que aquela marca apareceu no filme por acaso?


Imagine você olhando aquele filme no cinema ou então aquela sua série preferida deitado 
no sofá de casa quando,de repente, se depara com uma cena parecida com a abaixo, onde
podemos ver o Dr. House utilizando seunotebook:


Aí vem aquele momento no qual pensamos "Putz, o Dr. House usa um MacBook" e relembramos os valores que a Apple representa para nós ou, pelo menos, as que a marca quer passar ao "patrocinar" a série e demonstrar que seus produtos são utilizados para os médicos salvarem vidas. Pois então, estamos falando aqui de Product Placement, também conhecido por Advertainment ou Merchandising, esse último termo utilizado de forma errada pela Rede Globo para apresentar as marcas que tem seus produtos ou serviços expostos em suas novelas

Alguns outros exemplos :


  

Merchandising em novela 

              

E por fim . . .

            



Postado por : Aline

Guerrilha para divulgar Escova Elétrica da Oral-B


Quem ai nunca ficou com um bafinho, ou não escovou muito bem os dentes quando chegou de viagem? Pensando nessa situação, a agência Beacon Tokyo criou uma ação nas esteiras do aeroporto de Narita, em Tóquio, para promover a escova elétrica da 
Oral-B.




Postado por : Aline

O poder do Merchandising


“O nascer do sol pertence a quem bebe com moderação”.


                         

A Heineken lançou um novo comercial, voltado ao consumo responsável de bebida alcoólica, onde ela nos mostra de uma maneira inteligente, que para você se divertir, e ver o nascer do sol depois de uma balada, você não precisa “encher a cara de álcool”, e sim, beber com moderação.
Para isso, a Heineken apresenta o ator principal bebendo uma cerveja, Heineken lógico, e depois bebendo água durante o restante da festa. E consequentemente ele conseguiu conquistar uma mulher (muito bonita por sinal), justamente pelo fato de não estar, vamos dizer assim, sobre efeito do álcool.

Veja:
 
E dando continuidade a esta campanha global, a Heineken está colocando uma espécie de sofá, extremamente high-tech, por diversas cidades do mundo, inclusive, no Rio de Janeiro, mais especificadamente, na praia do Botafogo. Sendo que para completar a campanha, a empresa está utilizando a hashtag #mysunrise, para convidar a população a compartilhar o seu nascer do sol  através do Twitter e do Facebook.

Em caso de emergência aperte o Imã!



Se você mora em Dubai, e está com muita vontade de comer pizza, talvez a solução mais rápida seja APERTAR O IMÃ!
Um pouco confusa essa frase, não?! Mas vou tentar explicar melhor.
A pizzaria Red Tomato Pizza, de Dubai, criou um imã de geladeira que possui um botão, e este quando apertado aciona um sistema Bluetooth que envia uma mensagem diretamente para a pizzaria informando-os que você está com fome. Logo após, com base em seu histórico de pedidos, você só precisa confirmar os sabores respondendo à uma mensagem de texto.
Ah, mas esse imã tão especial não é para qualquer um não, você precisa ser cliente VIP.



TANG REMIX – Suco na Montanha russa – Interação com o Público Alvo

                                                       


Exemplo de campanha voltada a um público específico, que proporcionam a eles algum tipo de experiência com o produto ou marca.
O interessante nesse tipo de interação Consumidor X Marca é o fato de que as sensações vividas na experiência são passadas ao produto ou a marca. Claro que todo o cuidado é pouco para que o tiro não saia pela culatra e uma experiência ruim faça com que sua marca seja odiada pra sempre. Dando uma olhada por aí, encontrei um simples exemplo, mas bem objetivo.
Uma ação da Tang, feita pela Agência Ogilvy  (Buenos Aires, Argentina), com o objetivo de mostrar os novos sabores misturados de Tang Remix, convidou um grupo de crianças para criar novas misturas de sabores de uma forma bem inusitada: em uma montanha russa. As crianças poderiam escolher dois entre os seis novos sabores de Tang Remix e todos os movimentos da montanha russa iam da conta do recado para criar o “novo sabor” escolhido por elas. Confira o resultado:
E aí, o que achou da proposta?