domingo, 29 de abril de 2012

Frases e jingles de comerciais que ficaram (e estão até hoje) na nossa memória


Compre Baton!
Esse comando hipnotizante foi a primeira coisa que me veio à cabeça quando parei para pensar nas frases mais grudentas da história da publicidade.

Não esqueça da minha Caloi!

Quem foi criança nessa época queria muito ter uma bicicleta pra sair pelo bairro todo a pedaladas. Tive que recorrer a um comercial dos anos 70, mas a temática (muito apelativa sobre o marketing para crianças, vale ressaltar) é a mesma dos comerciais mais “recentes”.

Pipoca e Guaraná

Se você assistiu esse comercial e não ficou com vontade de comer pipoca com Guaraná, está mentindo!

Tomô?

Mais outra apelação para as crianças que deu muito certo. Os mamíferos da Parmalat fizeram um sucesso filha da mãe. Ainda tinha um negócio de trocar códigos de barra das embalagens pelos bichinhos de pelúcia. Mas o que mais marcou foi o final: Tomô?

Não é assim uma Brastemp…

Exemplo de inteligência em redação para comerciais de TV. A Brastemp lançou esses comerciais e foi o bastante para todo mundo comparar e dizer que “não é assim uma Brastemp”, mas agora, segundo a Pepsi “pode ser”.

Abra a boca, é Royal!

Minha mãe nunca me fez gelatina Royal, mas eu sempre tive vontade de comer.


As 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo:

Confira quais são as 100 marcas mais valiosas do mundo segundo a sétima edição da pesquisa Best Global Brands 2007. O levantamento foi feito pela consultoria de marcas Interbrand em parceria com a revista americana “Business Week”.
Coca-Cola
Microsoft
IBM
General Electric
Nokia
Toyota
Intel
McDonald’s
Disney
Mercedes
Citi
Hewlett-Packard
BMW
Marlboro
American Express
Gillette
Louis Vuitton
Cisco
Honda
Google
Samsung
Merrill Lynch
HSBC
Nescafé
Sony
Pepsi
Oracle
UPS
Nike
Budweiser
Dell
J.P. Morgan
Apple
SAP
Goldman Sachs
Canon
Morgan Stanley
Ikea
UBS
Kellogg’s
Ford
Philips
Siemens
Nintendo
Harley-Davidson
Gucci
AIG
eBay
AXA
Accenture
L’Oreal
MTV
Heinz
Volkswagen
Yahoo!
Xerox
Colgate
Chanel
Wrigley’s
KFC
Gap
Amazon.com
Nestlé
Zara
Avon
Caterpillar
Danone
Audi
Adidas
Kleenex
Rolex
Hyundai
Hermes
Pizza Hut
Porsche
Reuters
Motorola
Panasonic
Tiffany & Co.
Allianz
ING
Kodak
Cartier
BP
Moet & Chandon
Kraft
Hennessy
Starbucks
Duracell
Johnson & Johnson
Smirnoff
Lexus
Shell
Prada
Burberry
Nivea
LG
Nissan
Polo RL
Hertz

Ousadia publicitária - Intel



 
A Intel realmente está investindo pesado em ações de guerrilha para gerar buzz na internet em torno do seu novo produto, como esta ação de Los Angeles.
Desta vez, a marca lançou no seu canal do Youtube uma série de vídeos chamados de “experimentos sociais” testando até onde as pessoas eram capazes de conquistar um aparelho.
Neste vídeo, a Intel colocou no meio das ruas de Bangcoc e Jacarta um totem com ultrabook equipado com vidro e martelo de segurança. Quem tivesse a ousadia de quebrar o vidro se tornava dono do aparelho. Mesmo com o texto “quebre-me e leve o ultrabook” não foi fácil convencer as pessoas de que bastava isso para levar o aparelho para casa.
Fica a pergunta: em quanto tempo o ultrabook ficaria no lugar se esta ação fosse feita no Brasil?

45 dicas para criar um bom logotipo



criar um bom logo logotipo



Como se faz um bom logótipo?

A resposta não é de fácil resposta.
Existem muitos factores em jogo quando se cria um novo logótipo.
3 pontos  essenciais: funcionalidade, valores e estética.


Aqui vão as 45 dicas para fazer um bom logótipo:

1 – Não use mais de 3 cores.

2 – Livre-se de tudo que é absolutamente desnecessário.

3 – A tipologia deve ser fácil o suficiente para a sua avó ler.

4 – O logótipo deve ser reconhecível.

5 – Criar uma única forma para o logótipo.

6 – Ignorar completamente o que seus pais ou cônjuges pensarem sobre o desenho.(todas as opiniões são bem-vindas, mesmo que depois de reflectirmos as ignoremos)

7 – Confirme com mais 3 indivíduos se o logótipo aparenta ser apelativo.

8 – Não combine elementos de logótipos populares com seu trabalho original.

9 – Não use clipart, sob quaisquer circunstâncias. (mesmo nenhuma!!!)

10 – O logótipo deve ficar bem em preto e branco. (os primeiros estude devem ser feitos a preto e branco para a cor não interferir com a leitura)

11 – Certifique-se de que o logótipo é reconhecível quando invertido.

12 – Certifique-se de que o logótipo é reconhecível quando redimensionado.

13 – Se o logótipo contém um ícone ou símbolo, assim como textos, coloque-os onde eles se complementem.

14 – Evitar as tendências recentes de design de logótipo. Em vez disso, faça o logótipo com olhar atemporal

15 – Não use efeitos especiais (gradientes, sombras, reflexos, luz e brilhos de luz)

16 – Ajustar o logótipo em um formato quadrado, se possível, evitar layouts obscuros.(não percebi muito bem esta :S)

17 – Evitar detalhes complicados.

18 – Considere os diferentes lugares e maneiras que o logótipo pode ser apresentado.

19 – Invoque sentimentos de ser ousado e confiante. Nunca de aborrecido e fraco.

20 – Acredite que você não vai criar um logótipo perfeito.

21 – Use linhas fortes para empresas directas e linhas suaves para empresas amigáveis.

22 – O logótipo deve ter alguma ligação com aquilo que ele está representando. (não concordo nada com isto, se assim fosse a apple deveria vender maçãs )

23 – Uma fotografia não faz um logótipo.

24 – Você deve surpreender os clientes com a apresentação.

25 – Não use mais de duas fontes.(diria eu, se puder usar uma não use duas!)

26 – Cada um dos elementos do logótipo deve ser alinhado.

27 – O logótipo deve mostrar-se sólido, não como algo por terminar.

28 – Saber quem vai estar olhando o logótipo antes que você queira achar ideias para ele.

29 – Sempre escolha função sobre inovação.

30 – Caso o nome da marca seja memorável, este nome deve ser o logótipo.

31 – O logótipo deve ser reconhecido quando espelhado.

32 – Mesmo as grandes empresas precisam de pequenos logótipos.

33 – Todos devem gostar da concepção do logótipo, e não apenas a empresa que irá utilizá-lo.

34 – Criar variações. Quanto mais variações, é mais provável que você poderá acertar.

35 – O logótipo deve ser consistente em qualquer tipo de plataformas.

36 – O logótipo deve ser fácil de descrever.

37 – Não use taglines no logótipo.

38 – Crie suas ideias usando papel e lápis antes de trabalhar em um computador

39 – Mantenha o design simples.

40 – Não use nenhum “swoosh” ou símbolo de “globo”.

41 – O logótipo não deve distrair.

42 – Deve ser honesto em sua representação.

43 – O logótipo deve ser visualmente equilibrado.

44 – Evitar luminosos, neon, cores escuras ou cores aborrecidas.(diria não usar mesmo!!!)

45 – O logótipo não deve quebrar nenhuma das regras acima. 

A importância do Lorem Ipsum na criação publicitária





Leia a frase abaixo: 
"Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit..." 

Você consegue entender? não? que bom! este é o objetivo do Lorem Ipsum!
Os enlouquecidos que trabalham com criação já devem estar acostumados com este criativo texto que literalmente enche linguiças e que tem uma ótima funcionalidade no que se refere a desviar a atenção do texto e evidenciar os aspectos visuais do layout da peça publicitária.

O que é Lorem Ipsum?

Lorem Ipsum é um dos textos mais antigos que circulam nos dias atuais.
A história recente do Lorem Ipsum diz que ele proveio de um texto tipográfico. Tratava-se de um guia para a tipografia, feito em 1500 – ano da descoberta oficial do Brasil.
Este texto foi disseminado por todo o mundo e acabou virando uma espécie de guia. Um padrão que foi adotado em todo o planeta. Essa técnica sobreviveu por séculos e ainda nos dias atuais vem sendo usada, mas agora inserida na tipografia eletrônica, adaptada e criada nos computadores, e permanecendo essencialmente inalterada.

Em 1960, ela se tornou popular graças a uma publicação sobre “Tipos” contendo algumas partes de Lorem ipsum, e mais recentemente, com os famosos softwares de publicação eletrônica como o QuarkXPress, o PageMaker, Indesign e similares, que não raro, incluem algumas versões do texto original.
Mas a explicação da razão do uso do Lorem Ipsum está na sua distribuição num layout.
É há muito conhecido o fato de que dependendo do layout, um leitor não conseguirá entender o conteúdo de uma página. POr isso é importante estabelecer um bom layout para a compreensão do conteúdo. É aí que entra o Lorem Ipsum.

No mundo da criação publicitária, Lorem ipsum é um texto utilizado para preencher o espaço de texto em publicações (jornais, revistas, folders, flyers, websites e etc), com a finalidade de verificar o lay-out, tipografia e formatação antes de utilizar conteúdo real. Muitas vezes este texto também é utilizado em catálogos de tipografia para demonstrar textos e títulos escritos com as fontes.

Lorem ipsum é um texto padrão em latim. Em documentos utilizados para testes, este tipo de texto é utilizado para evitar que as pessoas foquem a atenção no texto e se concentrem nos aspectos visuais. O lorem ipsum simula com razoável fidelidade um texto real, por possuir palavras de diversos tamanhos e sinais de pontuação, permitindo testar também a forma como o texto flui nas caixas e campos de formatação.

Lorem Ipsum não é simplesmente um texto qualquer com um monte de letras. Ela tem raízes numa peça clássica da literatura latina de 45 A.C., fazendo com que este famoso texto tenha mais de 2000 anos de idade.

Por que usar Lorem ipsum nas em suas criações?

Como é muito difícil no começo do projeto ter todos os textos, nós designers e publicitários precisamos de algo pra usar na composição dos layouts. Não podemos usar qualquer texto porque sempre alguém vai falar que tem um erro aqui ou acolá, que a empresa não é do jeito do texto, enfim, pode-se perder o foco no layout e pensar no texto ainda não finalizado que lá está contido. E faz todo sentido. Além disso, usar os famosos “nonono” como nas antigas cédulas de voto também não é boa ideia pois a mancha gráfica criada por essas sílabas não mostra um texto de maneira natural. Os “nononos” não têm variação de formato das letras e nem extensões cima nem para baixo no texto, já que “n” e “o” nem descem a linha e nem sobem, como o “p” e o “t” respectivamente. Os textos ficam com aparência falsa, como blocos retangulares, sem movimento.

Texto Original:

“At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non provident, similique sunt in culpa qui officia deserunt mollitia animi, id est laborum et dolorum fuga. Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil impedit quo minus id quod maxime placeat facere possimus, omnis voluptas assumenda est, omnis dolor repellendus. Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet ut et voluptates repudiandae sint et molestiae non recusandae. Itaque earum rerum hic tenetur a sapiente delectus, ut aut reiciendis voluptatibus maiores alias consequatur aut perferendis doloribus asperiores repellat.” 

Texto Traduzido:

“Mas tenho de explicar - lhe como tudo isto enganado ideia de denunciar prazer e louvando dor nasceu e vou dar - lhe uma conta completa do sistema, e expor os verdadeiros ensinamentos do grande explorador da verdade, o mestre - construtor de Felicidade humana. Ninguém rejeita, que não gosta, ou evita prazer em si, porque se trata de prazer, mas sim porque aqueles que não sabem como a prosseguir prazer racionalmente encontro consequências que são extremamente dolorosa. Também está lá novamente, quem ama ou prossegue ou desejos para Obter dor de si mesma, porque é dor, mas porque ocasionalmente ocorrer circunstâncias em que labor ea dor pode adquirir - lhe algumas grande prazer. Para tirar uma banal exemplo, que de nós nunca se compromete laborioso exercício físico, exceto para obter algum benefício a partir dele? Mas quem tem o direito de encontrar falhas com um homem que escolhe para desfrutar de um prazer que não tem consequências chato, ou aquele que evita uma dor que não produz resultante prazer? 

Como sair bem em qualquer foto


 
Quem é que nunca saiu torto em uma foto, mais gordo ou mais baixo do que é de verdade? Descubra como impressionar todos e sair bem em qualquer foto:

A luz

A luz deve estar diretamente no seu rosto e não criar sombras. Cuidado com luz vindo de cima ou de baixo – em retratos, as sombras criam olheiras e papadas que não existem de verdade. Ao ar livre, você consegue fazer isso não fotografando perto do meio dia e ficando sempre de costas para o sol na hora de clicar a foto.

Cuidado também com flash, que cria sombras fantasmagóricas e olhos vermelhos em muitas fotos por aí. Se o ambiente estiver realmente escuro e você não puder evitar, sugira ao fotógrafo colocar um papelzinho de bala ou qualquer coisa translúcida na frente do flash para quebrar um pouco o brilho direto.

Seu melhor ângulo

Adora sair em retratos? Não tenha vergonha, treine em casa. Fique na frente do espelho e descubra qual lado ou expressão te favorece. Se você tem nariz grande, por exemplo, precisa descobrir até onde pode virar antes da foto ficar ruim. Treinando você também avalia como mostrar melhor detalhes bonitos, como seu cabelo, uma pinta simpática ou uma tatuagem incrível.

Se você tiver um tripé e uma câmera que dispara automaticamente, melhor ainda: fotografe e analise os resultados depois.

Boa postura

Ninguém fica bonito todo encurvado. Fique reto!  Jogue os ombros para trás e levante ligeiramente o queixo para alongar o pescoço. Isso evita que você pareça mais baixo do que é e ainda evita rugas desnecessárias na região do colo e pescoço.

Emagrecimento expresso

Não precisa fazer dieta: para perder uns quilos na frente da câmera digital é só posar com o corpo um pouco de lado, apenas com o rosto virado totalmente para o fotógrafo. Se puder colocar uma das mãos na cintura e um pé um pouco à frente do outro, melhor ainda. Encolher um pouco a barriga também vale, mas com moderação: não dá pra sair com cara de quem está sem respirar há duas horas.

Para quem tem um detalhe que quer esconder (como barriga ou quadris grandes), vale o truque de colocar uma bolsa ou casaco na frente. Tudo muito naturalmente, sem afetação. E se você quer esconder o corpo, em fotos de grupo, nunca saia nas pontas ou na frente.

Um pé na frente do outro


Se a foto é totalmente de frente, experimente colocar um pé ligeiramente à frente do outro. Assim a pose ganha um pouco de movimento e você sai totalmente relaxado na foto.

Sorriso sincero

Não adianta forçar a barra: sorriso forçado não faz sucesso em lugar algum. Para parecer mais natural, ensaie a pose, mas vire para a câmera apenas na hora em que o fotógrafo disser “xis”.

Pare e relaxe

Pode parecer bobagem, mas peça para o fotógrafo contar até 3 antes de clicar a foto. Assim você tem tempo de fechar os olhos, respirar fundo e sair com a cara mais relaxada e natural do mundo em todas as fotos.

Se mesmo assim a foto não saiu como você queria, não tenha medo de pedir para o fotógrafo um clique a mais. Mas não se preocupe, pois com estas dicas você vai sair sempre bem na foto.

HINO DA PROPAGANDA


Por dentro do Marketing da Coca-Cola:

O marketing da Coca-Cola também enfrenta desafios. Ela pode ser líder do mercado de refrigerantes e marca mais valiosa do mundo, mas sabe que precisa entender um consumidor mutante, que tem novos hábitos, e mensurar todos seus resultados: dos comerciais de televisão ao ponto de venda, passando pelo mundo digital. À frente desta missão está Ricardo Fort, Diretor de Marketing da Coca-Cola. O executivo está há um ano no Brasil após passar por uma temporada no marketing esportivo na sede mundial da companhia, em Atlanta.
Fort explica que uma das mudanças mais visíveis hoje é a transferência da liderança da relação entre o consumidor e a marca para as pessoas. Por isso, a Coca-Cola vem investindo em geração de conteúdo pelo consumidor e no entendimento do cenário que a cerca. O mais complexo deles é o universo jovem. “O adolescente é o target mais difícil de se entender porque eles mudam muito rápido. O maior desafio que a Coca-Cola tem é entender o que estas pessoas querem antes mesmo delas quererem, conseguir se antecipar e entregar os valores da marca, manifestados em comunicação, em promoção e embalagens”, explica o Diretor em entrevista exclusiva ao site na sede da Coca-Cola no Brasil, no Rio de Janeiro.

Qual é o maior desafio da Coca-Cola?
É continuar a ser uma marca nova. Temos um esforço grande na diversificação de portfólio, com achocolatado, sucos, água, água com sabor, energético, chás e obviamente o refrigerante. As pessoas querem coisas diferentes em momentos diferentes. Há um esforço para educar as pessoas a como ter uma vida saudável, que escolhas elas devem fazer, o que beber e o que comer.

Há poucos anos as outras categorias de produto não existiam e podem ser concorrentes de Coca-Cola.
Tudo que se bebe é um concorrente. Ao mesmo tempo, as pessoas têm motivações funcionais, que escolhem bebidas sem gás, e motivações emocionais, que escolhe um produto pela marca porque tem uma relação com ela. Ter um portfólio maior de bebidas, com opções, aumenta a participação da marca no mercado. As pessoas vão continuar querendo beber Coca-Cola e é tão saudável quanto todas as outras. É água com açúcar e um pouco de mágica. Existe um trabalho para que cada marca seja sempre a primeira escolhida quando quiser beber aquele tipo de bebida. Se quiser refrigerante, que seja Coca-Cola.
Ter uma relação afetiva com a marca é o que vai diferenciar cada vez mais.
Muitas vezes na história da indústria de refrigerantes do Brasil outras marcas agrediram a Coca-Cola e a reação que isso gera no brasileiro fortalece muito o elo que eles tem com a marca porque é como falar mal de um amigo. A nossa preocupação não é só de ter o melhor produto, mas de criar conexões emocionais com as pessoas.

Enquanto muitos produtos mudam, Coca-Cola é a mesma desde 1886. O segredo é a formula mágica?
Tem uma ciência muito forte por trás disso porque para manter o mesmo produto em todos os lugares do mundo, sendo ele 95% água, que é diferente pelo mundo inteiro, é um trabalho muito grande. Outra coisa legal é que Coca-Cola é um produto democrático. Não importa quão dinheiro você tenha, você nunca vai comprar uma Coca-Cola melhor do que outra pessoa. Não importa o que você é, quão dinheiro você tem e o que você faz.