terça-feira, 8 de maio de 2012

Comercial proibido HYUNDAI

A HYUNDAI criou um comercial meio polêmico para seu novo carro, Veloster, falando sobre o carro de 3 portas. Eles utilizaram a “morte” como personagem principal, mostrando o que acontecia quando a morte aparecia.
Veja o vídeo e entenda mais.


Marketing de Guerrilha


O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”. Levinson diz que pequenas empresas empreendedoras são diferentes de empresas grandes. Porém, na atual sociedade saturada de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha em seu mix de martketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.

Agências que trabalham com esse tipo de marketing:

Cuidado com os Erros

Chuva de Twix virou fiasco em São Paulo
Em maio de 2010, a Mars causou euforia ao anunciar uma suposta chuva de Twix em São Paulo. A campanha viral foi disseminada pelas principais redes sociais com sucesso, chamou atenção e ate aí tudo parecia indicar uma estratégia criativa a caminho.
O local escolhido foi um estacionamento da Avenida Paulista, e a ação foi executada numa tarde de domingo, começando pontualmente. A partir daí, no entanto, a organização do evento desmoronou.
A forma desigual de distribuição de chocolates, jogados manualmente, misturados com uma grande quantidade de papel picado, foi motivo de descontentamento das cerca de 2 mil pessoas presentes, munidas de guarda-chuvas para arrecadar os doces. Outra consideração ressaltada nas redes sociais foi a impossibilidade de acesso ao local, já que a área da ação foi restringida após um determinado horário.
As críticas acabaram expostas principalmente no Twitter e em blogs, gerando inclusive uma página de protesto exclusiva para a ação, e acabaram criando uma polêmica que colocou a hashtag #chuvadetwix no Trending Topics Brasil.
Uma ação que poderia ter gerado grande reputação para a marca acabou, por fim, comprometendo sua credibilidade em poucos minutos.

Siga o sucesso

A agência de publicidade DDB e a Volkswagem uniram-se para criar uma excelente ação, feita em uma estação de metrô de Estocolmo, na Suécia.
A ação, batizada de Fun Theory (teoria divertida), foi uma tentativa bem ambiciosa de tentar mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital da Suécia. Sendo que a ação se baseava em utilizar as escadas do metrô como teclas de piano, fazendo assim com que cada degrau emitisse  um som, conforme o ritmo dos passos das pessoas que por ali passavam.


Sprite cria chuveiro gigante inspirado em máquina de refrigerante


Sol, mar, areia, calor, diversão… Essas e outras palavras descrevem muito bem o que é praia, principalmente CALOR. Pensando nisso, a Sprite criou uma ação surpreendente e muito bacana em uma das praias do Rio de Janeiro. A empresa criou um enorme chuveiro em formato de máquina de refrigerante, o que proporcionou aos banhistas uma refrescância totalmente diferenciada.
Quem assina esta campanha é a agência Ogilvy Brasil.

 
E a marca já avisou que se a ação for bem comentada pelas redes sociais ela irá levar a ação #SpriteShowerpara outras praias brasileiras. Então pessoal, se vocês gostaram curtam, compartilhem esta postagem

fonte : galo com café

Cartões de visita criativos


FOTOS DE CARTÕES DE VISITA CRIATIVOS

 

Endomarketing na luta pela saúde



E ai leitores, tudo bem?

Pra quem não sabe, o endomarketing é o marketing voltado para a própria empresa, ou seja, é ele que cuida do bem estar dos colaboradores e fornecedores, mantendo-os sempre motivados.
Com essa vida agitada do Séc. XXI, ainda mais pra quem trabalha com comunicação, nunca temos tempo pra nada – bem pra nada é exagero porque se for pra beber um comunicador que se preze sempre arranja tempo – e quem mais sofre com isso é a nossa saúde. Pensando nisso a Agência NFC, de Londres, criou o FloorD, uma competição que premia os que subirem mais degraus, fazendo o pessoal abandonar o elevador.
Essa iniciativa é uma forma criativa e dinâmica de fazer com que os funcionários melhorem seu condicionamento físico e, o mais importante, essa iniciativa não foi imposta, ou seja, quem quiser continuar a andar de elevador e não participar do game, tudo bem!


E então, o que vocês acharam?

Ford cria pinball gigante em vaga de estacionamento


Quem ai nunca precisou brincar de tetris para estacionar o carro em alguma vaga?! Pois bem, aproveitando essa situação a Ford criou em Paris um pinball gigante para divulgar o diferencial do novo Focus: o  sistema Active Park, sistema este que reconhece o espaço da vaga e faz a baliza sem que o motorista precise participar da manobra.


 
O mais legal dessa ação é que o pior motorista ganhou o novo modelo do carro com o sistema.

Inovação: produto, processo e serviço



Inovação em Produto:
Inovar traz mais jovialidade e força para os produtos e cada vez mais ela passa a ser uma necessidade para a conquista de consumidores e de mercados. Os produtos inovam para buscar uma recuperação de marca e imagem, fazer uma manutenção e conquistar mais públicos e quotas de mercado e sair em frente aos concorrentes.
A tecnologia é praticamente uma base para a inovação, produtos mais fáceis de se manusear e de se conservar, com portabilidade e designs arrojados, assim como um custo baixo. Determinados campos do conhecimento têm maiores graus de oportunidade tecnológica. A oportunidade tecnológica em software é muito alta. É relativamente fácil construir um software novo. Já na indústria farmacêutica, é muito baixa. Custam milhões de dólares criar uma nova entidade química ou propriedades farmacológicas, por exemplo.
A economia também é uma base para o processo de inovação em produto, se o produto não estiver adequado para as necessidades dos consumidores, este, terá um prejuízo e não vai conseguir se ressarcir.

Inovação em Processo:
A adoção de métodos diferenciados ou significativamente melhorados permite mais maleabilidade na economia. A globalização nas transações comerciais e acordos é uma inovação que já vemos há algum tempo, mas este processo esta sempre em construção e em ritmo acelerado.
Para ter esta inovação em processos é preciso efetuar uma gestão de mudanças, ter um pensamento continuo e fazer sempre analise das situações atuais e das atividades que estão relacionados ao empreendimento em questão.
A forma mais comum de se inovar em processo produtivo é investir em novo maquinário ou melhorar substancialmente um já existente. É possível ainda inovar em processo produtivo por meio da introdução de nova organização do sistema produtivo, dotando-o de recursos de automação mais eficientes e capazes.
A aquisição de softwares mais eficientes ou a substancial melhoria de um já existente, usados na produção, é outra forma bem comum de se inovar em processo produtivo. Além disso, o empresário pode introduzir uma nova tecnologia ou combinar e melhor tecnologias já em uso pela empresa a fim de conquistar métodos mais eficientes de produção.
Exemplos de inovações em processos:
A Logoplaste: A inovação desta empresa face às demais empresas no mercado situou-se ao nível da estratégia de negócio, devidamente suportada pela sua capacidade técnica. A estreita combinação entre produtos e serviços oferecidos constitui uma forma diferente de comercializar os seus produtos, da qual resulta o estabelecimento de parcerias a longo prazo com os seus clientes.
O código de barras : A utilização do código de barras nos hipermercados, não alterando as características básicas do serviço, introduziu melhorias significativas ao nível do processo numa das componentes associadas: o tempo de processamento da conta do cliente.

Inovação em Serviços:
Fazer-se frente às concorrências e manter-se na competitividade no mercado é o que estimula os gestores a buscarem por inovação; atualmente este setor revela-se com muitas estratégias e métodos que lhe deixam a frente de muitos outros mercados, a globalização é uma grande impulsora de tudo isso.
A inovação em serviços caracteriza-se basicamente pela aplicação de tecnologia de informação, as habilidades e capacitações dos funcionários tem um papel central, ter um bom atendimento é algo que deixa a empresa bem vista e quista.
Como exemplo em processos de serviços temos:
Inovação na telecomunicação: a convergência de serviços: Associados com razão à inovação, serviços de telecomunicação passaram por enormes transformações ao longo dos tempos. Poucos produtos são tão onipresentes e causam tanto impacto, a ponto da inclusão digital ser um tópico considerado condição sine qua non para a competição e sobrevivência no cenário atual, seja como indivíduo, seja como empresa. Poderíamos dizer que as operadoras de serviços de telecomunicação adotam estratégias de inovação defensivas na medida em que a convergência de serviços deve acontecer pela implantação de serviços incrementais derivados da plataforma tecnológica existente. Unânimes, todas querem a convergência, desde que sob seu comando. Redes de telefonia implantam serviços de TV, redes móveis oferecem “números fixos” e assim por diante.

fonte : café com galo