quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sony detalha ações de Marketing para a Copa 2014:

A Copa do Mundo se aproxima e as marcas começam a tomar as decisões para aproveitar o evento no Brasil e ganhar visibilidade entre os consumidores. Para ser parceira da Fifa, as empresas desembolsam cerca de US$ 200 milhões e recebem uma série de possibilidades exclusivas para divulgar sua marca. Em 2007, a Sony entrou para este rol privilegiando, com um contrato de US$ 305 milhões, valendo até a próxima Copa. Para aproveitar o investimento e o status como parceira na categoria “Vida Digital” em 2014,a empresa conta com uma plataforma de ações que iSony detalha ações de Marketing para a Copa 2014nclui as possibilidades de lançar produtos em edição especial com a temática, levar consumidores para tirarem fotos das partidas, além de gravar o tema oficial com músicos brasileiros da Sony Music.O carro-chefe da Sony para a Copa será o 3D, que já ganhou destaque em 2010, quando a companhia utilizou câmeras profissionais para gravar as partidas utilizando a tecnologia. O objetivo é consolidar o investimento em televisores capazes de reproduzir imagens
tridimensionais. Para 2014, o foco será ainda reforçado.

“O mote da Sony para a Copa 2014 será a integração dos produtos eletrônicos com o 3D. Usaremos este tema desde a apresentação de produtos até realizando ações com torcedores que serão depois aproveitadas pela tecnologia. As mídias sociais terão destaque nas
divulgações, e buscaremos integrar internet e celular, usando a tática de gaming”, diz Fábio Laudísio, Diretor do Projeto Sony / FIFA para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, durante o Seminário Gestão Esportiva FGV

Buzz marketing -Campanhas publicitárias polêmicas !


Criar uma ligação emocional é fundamental para as eficazes das campanhas de marketing. Uma técnica comum consiste em despertar o sentimento de choque, um termo  usado por Trend Hunter,  foi considerado “shockvertising.” (algo como “Choque de visão ‘).Algumas dessas campanhas publicitárias realmente tenta empurrar os limites do que pode ser considerada como um eficaz visual. Elas incluem anúncios impressos, TV spots, online virais e guerrilha de marketing. Muitos são inquietantes, e a maioria são controversos.
Independentemente da própria interpretação, estes anúncios abusam no objetivo: eles suscitam emoção, a fim de criar Buzz marketing ( termo que significa uma forma de realizar um marketing).Conforme Arthur D. Little, “trata-se de uma das novas estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem)

Confira abaixo,as campanhas publicitarias mais polêmicas.
A Publicidade define como “uma forma de publicidade onde social ou moral em que são fronteiras difundidas, a fim de criar marketing e controvérsias. Depende do mantra” não há tal coisa como má publicidade. “No exemplo acima, a partir do governo brasileiro , você pode ver que a definição de choque publicidade é abraçada.

Se a imagem acima não transmitir a mensagem, nada vai.A fotografia em 3D de uma baleia cujas vísceras são literalmente para fora destina-se a pronunciar-se contra a ética da pesca das baleias.Embora tem sido banido comercialmente há mais de 20 anos, mais de 30000 baleias foram mortas desde 86, a maioria deleas no Japão, a Islândia e a Noruega. Se filmes como Free Willy não irá captar a atenção de uma forma amorosa, talvez esta extrema shockvertising vai.

Campanha Contra violência sexual

Aumentaram os caso de Estupros na cidade de Milwaukee Nos E.U.A,pensando nisso,os familiares das vítimas entraram em parceria com uma agência de publicidade Servir, e criaram este shockvertisement.
O Objetivo da campanha era mostrar , que só porque uma menina tem um corpo fisicamente capaz de sexo, não significa a sua mente tem o mesmo desenvolvimento,e que esteja a um estágio em que ela está pronta para o mesmo. Não há nada sutil sobre esta campanha, e que está a criar uma enorme quantidade de buzz.

Violência contra Crianças

Esses anúncios do Reino Unido da criança-protecção agência são muito inquietantes.A violência doméstica é um problema sério ,a criança pode ficar com cicatrizes para toda a vida. Esta campanha publicitária, com o olhar realista sob sangue, impulsiona o comportamento da violência doméstica . A NSPCC também protege as crianças de pedofilia e tráfico de seres humanos.A campanha é interessante,porém cria polêmica,por que as imagens atingem também as crianças inocentes.

Violência contra Mulher

A Associação para a Promoção da Mulher na Roménia (APFR é a sigla em romeno)organizou um campanha contra a violência na mulher apresentando a situação das mulheres maltratadas naquele país da Europa Oriental. . O mesmo anúncio poderia ser splattered em qualquer telefone público de qualquer país do mundo. Como podem ver na imagem acima,ao tirar o telefone do gancho no formato de uma braço coma mão fechado,teremos a imagem de uma mulher agredida com hematoma no rosto.
Mostrando mais uma vez que Imagem vale mil palavras…

Toyota Prius

Toyota pensa que às vezes você pode perdoar uma pessoa que cometeu um delito enquanto ele está dirigindo um Prius!A nova campanha do novo Toyota Prius utiliza a tagline “Bem, pelo menos ele dirige um Prius”, com um cenário de três “crimes ‘.Na imagem acima, mostra um homem arrastando um morto corpo para dentro do lago,em uma segunda imagem mostra uma mulher traindo com jardineiro, enquanto o marido está na porta de casa,admirando o novo Toyota,e em uma terceira imagem mostra um homem em um Prius conversando com uma prostitua.

Em Amsterdam moradores da rua ficaram chocados

Braços amputados em no meio da rua.? Na verdade não passa de uma publicidade do filme deQuentin Tarantino. O sangrento membro foi encontrado na frente de Tuschinski, um dos maiores cinemas na Holanda.



Falácias em Marketing no Brasil:



Falácias são afirmações erradas ou que levam ao erro. Há muitas falácias em
marketing no Brasil.Queremos aqui apresentar e discutir algumas interpretações de marketing que
frequentemente geram confusão e falácias:




A. Marketing é propaganda feita para aumentar vendas
A propaganda é uma ferramenta de comunicação cuja utilidade é dar informações para facilitar a troca. O seu propósito é fornecer informações sobre a oferta de uma organização e não só do aumento das vendas. Se um produto não for bom, o consumidor não irá comprá-lo de novo só por causa da propaganda: “Quanto mais se fala de um produto que não cumpre o que é prometido, mais cedo ele sai do mercado”.




B. Atividade para promover uma pessoa
As técnicas de marketing são utilizadas tanto para bens, serviços, idéias, organizações ou pessoas. A promoção é apenas uma ferramenta de marketing e pessoa é também apenas um tipo de oferta.


C. Atividades para criar necessidades.
 Marketing é uma atividade que visa facilitar as trocas atendendo necessidades e desejos dos consumidores e, no limite, da sociedade de um modo geral. As necessidades são intrínsecas ao ser humano como sede, fome e sexo – não há como marketing criar necessidades. As atividades de marketing podem atuar no desenvolvimento de
desejos. Um indivíduo com sede (necessidade) pode saciá-la com qualquer tipo de bebida –
uma água mineral, por exemplo. As atividades de marketing podem influenciar no tipo de
água que ele quererá beber (sem gás ou com gás) e na escolha de uma das marcas disponíveis.




D. Marketing é a forma capitalista de fazer as pessoas quererem coisas que não
necessitam. Argumenta-se que marketing usa de métodos e instrumentos que forçam as
pessoas a comprarem o que não precisam. No entanto, a motivação está dentro de cada
indivíduo e não fora dele. Esta posição é utilizada por pessoas adeptas dos movimentos
chamados de esquerda.




E. Marketing não é ético.
O marketing em si não pode ser taxado de “ético” ou “não ético”.

As atividades de marketing fazem uso de ferramentas ou técnicas que um profissional de
marketing pode usar para o bem ou para o mal. Assim como uma pessoa que pode se utilizar
de uma faca para esculpir uma obra ou para cortar um bolo (uso para o bem), pode com ela
matar uma pessoa (uso para o mal). Este bem e mal depende, também, do contexto em que ele
está. Se a faca for usada para cortar um bolo que tem um dono que não quer que o bolo seja
cortado isso será um mal. Se a faca for usada para matar um soldado em guerra, isso poderá
ser considerado um bem por muitos e o autor da ação pode virar herói e ganhar uma medalha.
Dessa forma, o profissional de marketing tem as ferramentas e técnicas disponíveis, que ele
pode usar para o bem ou para o mal de acordo com a ética. A questão da ética é relativa
dependendo das condições de uma cultura e do que é considerado ético, ou não.




F. Marketing é vendas.
Marketing muitas vezes é confundido com vendas, que é a troca,

sendo, portanto, o resultado das atividades de marketing.
O marketing surgiu e cresceu sob a égide dos bens de consumo e das empresas com
fins lucrativos, mas possui grande importância também para os problemas com que se
defrontam as organizações que não visam ao lucro ou que oferecem serviços ou bens que
interessam a outras organizações.
O marketing propõe uma abordagem sistêmica e técnica às atividades de troca
preocupando-se com o desenvolvimento e manutenção das relações que envolvem produtos,
organizações, pessoas, lugares, causas ou tudo o mais onde se possa maximizar os benefícios
para todas as partes envolvidas no processo de troca.







Washington Olivetto






Washington Olivetto é publicitário e chairman da WMcCann. Começou a carreira como redator na Harding-Jiménez, depois passaria a trabalhar na Lince e na DPZ, em 1974, onde ganharia o primeiro leão de ouro da publicidade nacional no Festival de Cannes, com o filme “Homem com mais de quarenta anos”. Ainda na DPZ, fez dupla de criação com o diretor de arte Francesc Petit e realizou inúmeros trabalhos premiados. A dupla foi responsável pela criação do garoto-propaganda da Bombril, com o ator Carlos Moreno, que ganhou o Guinness como o garoto-propaganda de maior tempo de permanência no ar ao longo dos anos. Saiu da DPZ para associar-se à agencia de publicidade suíça GGK (tornando-se W/GGK), em 1986. Atualmente comanda a agência W/McCann, uma das 5 maiores agências do Brasil e a maior do Rio de Janeiro. Em 2005, foi lançada a sua biografia, "Na toca dos leões", escrita por Fernando Morais.