quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como fazer uma análise SWOT

                                 





Para fazer uma análise swot é necessário fazer previamente uma análise do mercado e da empresa. O termo SWOT é uma sigla oriunda do inglês, traduzindo: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Esta análise divide-se em 4 quadrantes: Ameaças, oportunidades, pontos fracos (fraquezas) e pontos fortes (forças). As ameaças e as oportunidades estão ligadas ao mercado enquanto os pontos fracos e pontos fortes estão ligados à empresa.

Oportunidades

Qualquer sector do mercado onde a empresa pode conseguir vantagem competitiva.
  • Mercado em expansão
  • Novo mercado internacional
  • Novo segmento no mercado, com alta rendibilidade
  • Alianças estratégicas

Ameaças

Quando o ambiente exterior apresenta desafios criados por uma tendência ou evolução desfavorável.
  • Novos concorrentes
  • Guerras de preços de produtos
  • Introdução de novas tecnologias

Forças ou pontos fortes da empresa

Forças Organizacionais
  • Visão de liderança
  • Competência de gestão
  • Orientação empresarial
Forças de Marketing
  • Imagem de marca
  • Participação de mercado
  • Reputação dos produtos/serviços
  • Flexibilidade e adaptabilidade
Forças em Produção
  • Bons equipamentos
  • Economias de escala
  • Capacidade de inovação
Força de vendas eficiente
  • Forças em Finanças
  • Custo baixo de capital
  • Alta liquidez
  • Alta lucrativididade
  • Estabilidade financeira

Fraquezas ou pontos fracos da empresa

  • Falta de experiência
  • Falta de factores de diferenciação
  • Má qualidade na informação de mercado
  • Fraca visibilidade
A análise SWOT é de extrema importância, pois é importante conhecer mais aprofundadamente os vários aspectos internos e externos da empresa por forma a dar resposta a eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas. Depois de analizados todos estes factores tem a sua análise concluída e depois é só tirar as suas conclusões. Não se esqueça que as ameaças dos outros podem ser oportunidades para si e as suas ameaças são oportunidades para os concorrentes

Segredos de marcas


Criar uma marca é um ritual, em sua maioria, de qualquer agência de publicidade. Transmitir os valores da empresa, os seus produtos, idéias, ou seja, transmitir o que é a empresa, em “simples” traços não é trabalho fácil. Mas, sempre que criamos marcas temos alguns segredos, e estes segredos, muitas vezes, não são descobertos enquanto não revelamos, até porque se não fosse assim não seria segredo né?!
Sendo assim, venho aqui apresentar estes “segredos” de algumas marcas. Confira:
Vamos começar com a clássica marca do Carrefour. Depois de muitas teorias, inclusive as minhas, envolvendo alienígenas de gorro, de uma mulher gorda utilizando um biquíni, podemos ver que não passa de um simples C vazado.

Eu possuo um VAIO, e nunca nem se quer me intriguei por desvendar a marca (sim, uma vergonha isso, mas…), mas vamos lá. A princípio, você deve pensar que é simplesmente o nome da empresa escrito de uma forma estilosa, entretanto, a escrita VAIO tem um significado, e muito bom.  O VA na verdade significa o sinal analógico e o IO significa a linguagem binária dos computadores.

FeedEx Express, um empresa de transporte expresso internacional, que inclui frete aéreo e diversos serviços de encomendas , possui uma marca com um segredo que se eu não falo, você não descobre. Reparem na setaque é formada entre as letras E e X. Sabe o que ela significa? Velocidade.
Ah, essa é fácil não é? A marca da Amazon.com possui uma seta amarela que  significa um sorriso. Bom, você pode até estar certo neste quesito, porém, esta mesma seta que significa um sorriso, também significa que você encontra tudo de A a Z na Aamazon.

Sempre dando as caras aos domingos, a marca da Formula 1 nos remete a algo, talvez, simples para muitos. O espaço entre o F e as linhas de “velocidade” que formam o 1 está formando outro 1.

Toblerone é um dos chocolates mais famosos do mundo. Mas, você já reparou que existe um urso no alpe suiço?

A emissora americana NBC possui uma marca, vamos dizer, um tanto quanto inteligente. Que o desenho que a marca nos passa é um pavão, isso não precisamos nem discutir. Mas, que as penas coloridas representam osseis departamentos da emissora, e que a cabeça do pavão representa o telespectador, isso tenho certeza que deve ser novidade para muitos.

MyFonts é um site para compra de fonts. Entretanto, vocês repararam que o My forma uma mão?

A marca da empresa Yoga Australia representa somente uma mulher fazendo yoga. Ou será que não? É, eu tenho quase certeza que não. Não sei se vocês repararam, mas o espaço entre a perna e o braço da mulher forma o mapa da Austrália.

A sorveteria americana Baskin Robbins possui 31 sabores disponíveis. Será que você já matou a charada? Caso não, repare a parte rosa da marca.

Sendo assim, acredito que a partir de hoje muita gente que ver esta matéria vai analisar as marcas de outra forma.

Espelho Mágico

A loja Penningtons, especializada em roupas para mulheres de tamanhos Plus Size (Tamanho GG), fez uma surpresa para suas clientes que quando foram conferir o visual no espelho do provador,o espelho se transformou em um “Espelho Mágico”, onde apareceu bombeiros que interagiam com as clientes, cortejando, entregando flores . . . Assim aumentando a auto estima e  fazendo a alegria da mulherada.

Essa ação foi feita pela DDB Canada, confira abaixo o vídeo:


Anúncio sem manipulação de imagem


Mitsubishi lança uma campanha um pouco “diferente” para o seu modelo L200 Triton.
O anúncio parte do conceito “anúncio sem manipulação”, ou seja, criar uma peça onde não tenha a interferência de nenhuma manipulação na imagem a ser utilizada.
Foi tirada uma bela fotografia, e os responsáveis pela criação acrescentaram somente a parte escrita, livrando-os de ter que manipular a imagem.
Entretanto, por mais que não tenha manipulação a peça deve ter dado um belo trabalho para fazer – como vocês podem ver no vídeo abaixo – já que foi necessário tirar muitas fotos para a escolha desta belíssima imagem para o anúncio.
Quem assina este brilhante trabalho é a Agência África.


Muros em 3D


Confira uma lista de pinturas com ilusões 3D em muros pelo mundo, criado pelo artista John Pugh. A sua técnica é impecável.


Não quer pagar a conta? Lave os pratos


Quem nunca brincou com os amigos na hora de pagar a conta dizendo “Não tenho dinheiro, vou ter que lavar pratos para pagar”? Eu já disse isso muitas vezes, e essa piadinha é dita centenas de vezes, por vários lugares, no mundo inteiro.
Aproveitando essa piadinha a 3M Scotch-Brite realizou uma ação extremamente inteligente. A empresa fez parcerias com restaurantes visando aumentar a presença da marca entre os jovens. Durante uma semana em São Paulo, ao chamar o garçom para fechar a mesa, era entregue a conta e uma esponja que possuía a seguinte mensagem: ” Não quer pagar a conta? Lave os pratos”.
Diversos clientes toparam o convite e foram até a cozinha para lavar a louça com uma Scotch-Brite, fazendo assim o teste do produto. Ah, e como estava dito na mensagem, quem lavou pratos não pagou a conta.
Quem assinou a ação “Wash your bill” foi a agência Grey 141.