quinta-feira, 3 de maio de 2012

Um bom projeto visual faz a diferença


Vou contar uma historinha para você. É uma história sobre Paulo César, também conhecido como PC, que coincidentemente é a sigla de Potencial Cliente.
Qual das 2 versões será que passa mais credibilidade?
PC estava navegando pela Internet a procura de um Produto Bacana. Foi então que ele encontrou dois sites que vendiam esse Produto Bacana, o Site Feio para Burro e o Site Bonito para Chuchu.
O Site Bonito para Chuchu era composto de um bom logotipo e uma boa composição das cores em um layout bem limpo. Possuía alguns elementos visuais que transmitem confiança como pessoas que curtiram aquele site no Facebook, formas de pagamento, informações de contato e sobre a empresa e uma navegação muito fácil e intuitiva. O botão “comprar agora” estava bem localizado e o passo a passo do processo de compra era muito fácil.
O Site Feio para Burro tinha um logo coloridão, escrito em capslock e com dégradé, o layout tinha fundo escuro com letras brancas e verdes e vermelhas e magenta, com vários banners piscando. E o botão de compras quase que difícil de encontrar.
No Site Feio para Burro, o Produto Bacana custava R$ 10,00. Já no Site Bonito para Chuchu você teria que desembolsar R$ 15,00.
Em poucos segundos, PC não teve dúvidas. Fez careta e fechou a aba do Site Feio pra Burro. Sem se importar em pagar 50% a mais no mesmo produto, prefiriu efetuar sua compra no Site Bonito para Chuchu.
Mas, por quê?
Na Internet é possível encontrar de tudo em vários sites diferentes.  Uma vez que o usuário está comprando pela Internet e não está comprando o produto na hora, o que ele mais quer é confiar que seu produto chegue em sua casa sem nenhum tipo de problema.
Páginas na web são composições visuais de textos e imagens. É importante usar essa composição para causar uma boa primeira impressão, com um bom projeto visual, e conquistar a confiança do cliente.
Além disso, se você tiver uma identidade visual marcante, fica muito mais fácil de seu cliente se lembrar de você e voltar várias vezes ao seu site ou recomendar para outras pessoas.
fonte : Site Saia do Lugar

O que são : folder, folheto,panfleto, cartaz, banner, front-light, back- light e out-door




 

FOLHETO/PANFLETO
Folheto promocional , composto de uma folha só, sem dobras. Costuma-se usar uma folha A4 (20x30cm) e dividí-la em dois ou quatro cortes iguais. Contém textos explicativos sobre o produto/serviço com maiores detalhes. O Folheto clássico têm o formato de 10x15cm, sendo 4/4 (color frente e verso) ou 4/1 (color frente e verso uma cor a preta) ou ainda os mais econômicos 1/1 (uma cor na frente e uma no verso)








Flyer / Filipeta


Mesma especificação do anterior, sendo a única diferença no seu formato, a filipeta é mais esticadinha, como o nome sugere. Formato de 10x21cm . Bom para usar propaganda explicativa seriada (cardápios de pizzas e valores, dias de eventos e cantores que se apresentarão, cursos oferecidos pela escola e etc...)




FOLDER 



O folder permite vários cortes criativos para chamar a atenção.
Pode ser circular, retangular, e com o uso de facas gráficas especiais,
o mesmo poderá ter um formato de um cachorro, um perfume,
carro ou qualquer outra imagem com o adicional do modelo ainda utilizar uma ou mais
dobras para explicarmos tudo sobre o evento/produto/serviço.
Seu formato, como dos demais, fica dentro das dimensões 20x30cm.
É o modelo mais utilizado para atingir público alvo específico, pois suas características
são ideais em conjunto com um designer criativo e original




MINI FOLDER
conhecido como CARTÃO DUPLO


Ainda no procedimento de entrega em mãos de propaganda;
temos um mini folder que é conhecido como cartão duplo.
Possui maior área de exposição do que o cartão comercial.
Formato de 18x5cm ou 10x9cm ele consegue reunir num
só ambiente o show room e os dados empresariais e também poderá
ser utilizado como cartão somente se respeitando as regras básicas.



CARTÃO

Cartão de Visita como já diz o nome é um atrativo para o cliente visitá-lo.
Então é necessário seguir regras básicas para este não se tornar desprezível
 como acontece com muitas empresas.
 Não podemos transformar o cartão num folder, num panfleto ou em uma placa.
 Este divulgador deve ser 'limpo' direto ao assunto, agradável aos olhos,
com os dados fáceis de ler 'legibilidade' e rápida leitura ocular.
 Formato 9x5cm em papel Couchê 230 gramas é o mais utilizado pelas empresas


CARTAZ

Peça impressa de um só lado, em papel de grandes dimensões,
 para ser afixada em locais abertos (ambientes amplos ou ao ar livre),
destinada a dar informações comerciais ou a anunciar eventos,
como exposições, espetáculos, etc.
O cartaz costuma ter um trabalho visual mais apelativo, tentando uma comunicação rápida.
Por isso, é uma das principais ferramentas usadas na comunicação e
no desenvolvimento das organizações modernas,
além de um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas e
 instituições com a finalidade de atingir objetivos estratégicos.
 Pode realizar também funções sociais e econômicas.
A comunicação através do cartaz é uma das formas mais eficazes
 encontradas por essas organizações para se relacionarem com o mercado.



BANNER

Maior que 60cm já podemos chamar de banner sendo impresso em plotter.
 Impressões sobre vários tipos de mídias, papel sulfite, canvas, gloss, micro perfurado,
adesivo e lonas preparadas para receber tintas à prova de água ou não.
 Utiliza-se as mesmas técnicas que o cartaz para atingir público alvo, mas, com menos textos.
 Fixados em entradas de salões, seminários, festas, formaturas, wokshop´s,
apresentações, palestras, onde for necessário imagem de grande formato como pano de fundo,
 ambientação e até mesmo como cenário



FRONT-LIGHT

Usamos esse banner, agora impresso com cerca de 5x8metros, moldado sobre uma chapa de alumínio,
 aço ou zinco com presilhas amarradas por ilhóes.
 Em sua frente três lâmpadas especiais de gases misturados de altíssima potência
 suspensos por braços de 3 a 6 metros.
Temos um out-door ou uma placa de loja iluminada,
 com nome de LUZ FRONTAL em inglês Front-Light.
Onde e como usar veja em out-door logo abaixo







BACK - LIGHT
As lâmpadas agora estão dentro da caixa (lâmpadas fluorescentes).
A lona é translúcida e permite que a luz passe e ilumine a arte impressa.
A caixa pode ter dupla face iluminada ou uma só.
Utilizadas em lojas 80x400cm ou outras medidas e modelo out-door de 5x9metros ou outras.



OUT-DOOR

Para essas quatro peças (banner, front, back e out-door) a utilização é semelhante, 
temos que focar o objetivo para vermos utilizações diversas. 
Exemplo, uma placa de hipermercado com propaganda de varejo utilizamos o
front-light com imagens bem definidas de produtos enormes para visibilidade 
com mais de 200 metros. 
Sem iluminação o out-door é confeccionado da mesma maneira para visão diurna.
Para a placa de localização do hipermercado não utilizamos imagem só a logo com front ou back-light. 
Em frentes de loja, shopping´s ou ruas de cidades utilizamos
também esses back-light´s evidenciando o nome da empresa 








Fonte : Site 12 tribos





Campanhas de Conscientização – Um outro lado da Publicidade


Campanhas que são voltadas para o lado social, para instituições ou que passem uma mensagem de valorização da vida.
Um exemplo de algo bacana é a campanha simples e eficaz para divulgar a Pro Infirmis, uma instituição que cuida de pessoas com deficiência.
“Poucos são os que têm preconceito contra pessoas com alguma deficiência, no entanto, o espaço ao lado de Fabian sempre está vazio no ônibus. Precisamos nos disfarçar para você chegar perto?” Essa é a mensagem que a Pro Infirmis quer passar e que, de fato, emociona ao vermos o vídeo. Confira.
Essa outra campanha, visando promover a amizade, mostrando que é impossível sermos felizes sozinhos. Um banco onde é impossível se sentar sozinho: “Banco para promover a amizade”, olha aí.
Temos vários exemplos brazucas também, um deles é do pessoal da Agência TheGetz (Curitiba – PR), uma ação bacana pra divulgar a campanha “Esta Vaga Não é Sua nem por um minuto”, que visa conscientizar a todos sobre o uso das vagas destinadas a pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. A ação é simples e direta, com uma boa repercussão, dá uma olhada.
Esses são exemplos simples, porém muito eficientes e que mobilizam pessoas, além disso, não são apelativas e atingem o ponto certo no receptor: o sentimento, por si mesmo e pelo outro. Particularmente acredito que campanhas assim podem causar a mudança e a conscientização geral, certa de que podemos sempre utilizar nossa criatividade por uma boa causa. Fica a dica.

Ação de guerrilha, The Walking Dead – Zumbi invade cinema

Você já deve ter visto alguma coisa sobre o fenômenoThe Walking Dead  na mídia. A série foi tema de diversos artigos na internet devido à criatividade de suas ações de guerrilha para divulgação. A mais recente delas aconteceu em um cinema na capital da África do SulJohannesburg, promovendo a 2ª temporada do programa no país.
A agência Ireland/Davenport  resolveu criar uma pegadinha bem assustadora dentro do cinema. O objetivo era de assustar todos que estavam na sessão, principalmente as meninas “indefesas” e distraídas com o falso trailer sobre um filme de comédia romântica. E assim, quando o cinema estava repleto de casais assistindo ao trailer falso, a sala é invadido pelo nosso amigo da zumbi, muito bem maquiado e assustador.
O resultado você confere no vídeo abaixo que tem um final bem interessante e inusitado. Assista: