terça-feira, 8 de maio de 2012

Inovação: produto, processo e serviço



Inovação em Produto:
Inovar traz mais jovialidade e força para os produtos e cada vez mais ela passa a ser uma necessidade para a conquista de consumidores e de mercados. Os produtos inovam para buscar uma recuperação de marca e imagem, fazer uma manutenção e conquistar mais públicos e quotas de mercado e sair em frente aos concorrentes.
A tecnologia é praticamente uma base para a inovação, produtos mais fáceis de se manusear e de se conservar, com portabilidade e designs arrojados, assim como um custo baixo. Determinados campos do conhecimento têm maiores graus de oportunidade tecnológica. A oportunidade tecnológica em software é muito alta. É relativamente fácil construir um software novo. Já na indústria farmacêutica, é muito baixa. Custam milhões de dólares criar uma nova entidade química ou propriedades farmacológicas, por exemplo.
A economia também é uma base para o processo de inovação em produto, se o produto não estiver adequado para as necessidades dos consumidores, este, terá um prejuízo e não vai conseguir se ressarcir.

Inovação em Processo:
A adoção de métodos diferenciados ou significativamente melhorados permite mais maleabilidade na economia. A globalização nas transações comerciais e acordos é uma inovação que já vemos há algum tempo, mas este processo esta sempre em construção e em ritmo acelerado.
Para ter esta inovação em processos é preciso efetuar uma gestão de mudanças, ter um pensamento continuo e fazer sempre analise das situações atuais e das atividades que estão relacionados ao empreendimento em questão.
A forma mais comum de se inovar em processo produtivo é investir em novo maquinário ou melhorar substancialmente um já existente. É possível ainda inovar em processo produtivo por meio da introdução de nova organização do sistema produtivo, dotando-o de recursos de automação mais eficientes e capazes.
A aquisição de softwares mais eficientes ou a substancial melhoria de um já existente, usados na produção, é outra forma bem comum de se inovar em processo produtivo. Além disso, o empresário pode introduzir uma nova tecnologia ou combinar e melhor tecnologias já em uso pela empresa a fim de conquistar métodos mais eficientes de produção.
Exemplos de inovações em processos:
A Logoplaste: A inovação desta empresa face às demais empresas no mercado situou-se ao nível da estratégia de negócio, devidamente suportada pela sua capacidade técnica. A estreita combinação entre produtos e serviços oferecidos constitui uma forma diferente de comercializar os seus produtos, da qual resulta o estabelecimento de parcerias a longo prazo com os seus clientes.
O código de barras : A utilização do código de barras nos hipermercados, não alterando as características básicas do serviço, introduziu melhorias significativas ao nível do processo numa das componentes associadas: o tempo de processamento da conta do cliente.

Inovação em Serviços:
Fazer-se frente às concorrências e manter-se na competitividade no mercado é o que estimula os gestores a buscarem por inovação; atualmente este setor revela-se com muitas estratégias e métodos que lhe deixam a frente de muitos outros mercados, a globalização é uma grande impulsora de tudo isso.
A inovação em serviços caracteriza-se basicamente pela aplicação de tecnologia de informação, as habilidades e capacitações dos funcionários tem um papel central, ter um bom atendimento é algo que deixa a empresa bem vista e quista.
Como exemplo em processos de serviços temos:
Inovação na telecomunicação: a convergência de serviços: Associados com razão à inovação, serviços de telecomunicação passaram por enormes transformações ao longo dos tempos. Poucos produtos são tão onipresentes e causam tanto impacto, a ponto da inclusão digital ser um tópico considerado condição sine qua non para a competição e sobrevivência no cenário atual, seja como indivíduo, seja como empresa. Poderíamos dizer que as operadoras de serviços de telecomunicação adotam estratégias de inovação defensivas na medida em que a convergência de serviços deve acontecer pela implantação de serviços incrementais derivados da plataforma tecnológica existente. Unânimes, todas querem a convergência, desde que sob seu comando. Redes de telefonia implantam serviços de TV, redes móveis oferecem “números fixos” e assim por diante.

fonte : café com galo

Nenhum comentário:

Postar um comentário