quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como fazer uma análise SWOT

                                 





Para fazer uma análise swot é necessário fazer previamente uma análise do mercado e da empresa. O termo SWOT é uma sigla oriunda do inglês, traduzindo: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Esta análise divide-se em 4 quadrantes: Ameaças, oportunidades, pontos fracos (fraquezas) e pontos fortes (forças). As ameaças e as oportunidades estão ligadas ao mercado enquanto os pontos fracos e pontos fortes estão ligados à empresa.

Oportunidades

Qualquer sector do mercado onde a empresa pode conseguir vantagem competitiva.
  • Mercado em expansão
  • Novo mercado internacional
  • Novo segmento no mercado, com alta rendibilidade
  • Alianças estratégicas

Ameaças

Quando o ambiente exterior apresenta desafios criados por uma tendência ou evolução desfavorável.
  • Novos concorrentes
  • Guerras de preços de produtos
  • Introdução de novas tecnologias

Forças ou pontos fortes da empresa

Forças Organizacionais
  • Visão de liderança
  • Competência de gestão
  • Orientação empresarial
Forças de Marketing
  • Imagem de marca
  • Participação de mercado
  • Reputação dos produtos/serviços
  • Flexibilidade e adaptabilidade
Forças em Produção
  • Bons equipamentos
  • Economias de escala
  • Capacidade de inovação
Força de vendas eficiente
  • Forças em Finanças
  • Custo baixo de capital
  • Alta liquidez
  • Alta lucrativididade
  • Estabilidade financeira

Fraquezas ou pontos fracos da empresa

  • Falta de experiência
  • Falta de factores de diferenciação
  • Má qualidade na informação de mercado
  • Fraca visibilidade
A análise SWOT é de extrema importância, pois é importante conhecer mais aprofundadamente os vários aspectos internos e externos da empresa por forma a dar resposta a eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas. Depois de analizados todos estes factores tem a sua análise concluída e depois é só tirar as suas conclusões. Não se esqueça que as ameaças dos outros podem ser oportunidades para si e as suas ameaças são oportunidades para os concorrentes

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