quinta-feira, 3 de maio de 2012

O que são : folder, folheto,panfleto, cartaz, banner, front-light, back- light e out-door




 

FOLHETO/PANFLETO
Folheto promocional , composto de uma folha só, sem dobras. Costuma-se usar uma folha A4 (20x30cm) e dividí-la em dois ou quatro cortes iguais. Contém textos explicativos sobre o produto/serviço com maiores detalhes. O Folheto clássico têm o formato de 10x15cm, sendo 4/4 (color frente e verso) ou 4/1 (color frente e verso uma cor a preta) ou ainda os mais econômicos 1/1 (uma cor na frente e uma no verso)








Flyer / Filipeta


Mesma especificação do anterior, sendo a única diferença no seu formato, a filipeta é mais esticadinha, como o nome sugere. Formato de 10x21cm . Bom para usar propaganda explicativa seriada (cardápios de pizzas e valores, dias de eventos e cantores que se apresentarão, cursos oferecidos pela escola e etc...)




FOLDER 



O folder permite vários cortes criativos para chamar a atenção.
Pode ser circular, retangular, e com o uso de facas gráficas especiais,
o mesmo poderá ter um formato de um cachorro, um perfume,
carro ou qualquer outra imagem com o adicional do modelo ainda utilizar uma ou mais
dobras para explicarmos tudo sobre o evento/produto/serviço.
Seu formato, como dos demais, fica dentro das dimensões 20x30cm.
É o modelo mais utilizado para atingir público alvo específico, pois suas características
são ideais em conjunto com um designer criativo e original




MINI FOLDER
conhecido como CARTÃO DUPLO


Ainda no procedimento de entrega em mãos de propaganda;
temos um mini folder que é conhecido como cartão duplo.
Possui maior área de exposição do que o cartão comercial.
Formato de 18x5cm ou 10x9cm ele consegue reunir num
só ambiente o show room e os dados empresariais e também poderá
ser utilizado como cartão somente se respeitando as regras básicas.



CARTÃO

Cartão de Visita como já diz o nome é um atrativo para o cliente visitá-lo.
Então é necessário seguir regras básicas para este não se tornar desprezível
 como acontece com muitas empresas.
 Não podemos transformar o cartão num folder, num panfleto ou em uma placa.
 Este divulgador deve ser 'limpo' direto ao assunto, agradável aos olhos,
com os dados fáceis de ler 'legibilidade' e rápida leitura ocular.
 Formato 9x5cm em papel Couchê 230 gramas é o mais utilizado pelas empresas


CARTAZ

Peça impressa de um só lado, em papel de grandes dimensões,
 para ser afixada em locais abertos (ambientes amplos ou ao ar livre),
destinada a dar informações comerciais ou a anunciar eventos,
como exposições, espetáculos, etc.
O cartaz costuma ter um trabalho visual mais apelativo, tentando uma comunicação rápida.
Por isso, é uma das principais ferramentas usadas na comunicação e
no desenvolvimento das organizações modernas,
além de um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas e
 instituições com a finalidade de atingir objetivos estratégicos.
 Pode realizar também funções sociais e econômicas.
A comunicação através do cartaz é uma das formas mais eficazes
 encontradas por essas organizações para se relacionarem com o mercado.



BANNER

Maior que 60cm já podemos chamar de banner sendo impresso em plotter.
 Impressões sobre vários tipos de mídias, papel sulfite, canvas, gloss, micro perfurado,
adesivo e lonas preparadas para receber tintas à prova de água ou não.
 Utiliza-se as mesmas técnicas que o cartaz para atingir público alvo, mas, com menos textos.
 Fixados em entradas de salões, seminários, festas, formaturas, wokshop´s,
apresentações, palestras, onde for necessário imagem de grande formato como pano de fundo,
 ambientação e até mesmo como cenário



FRONT-LIGHT

Usamos esse banner, agora impresso com cerca de 5x8metros, moldado sobre uma chapa de alumínio,
 aço ou zinco com presilhas amarradas por ilhóes.
 Em sua frente três lâmpadas especiais de gases misturados de altíssima potência
 suspensos por braços de 3 a 6 metros.
Temos um out-door ou uma placa de loja iluminada,
 com nome de LUZ FRONTAL em inglês Front-Light.
Onde e como usar veja em out-door logo abaixo







BACK - LIGHT
As lâmpadas agora estão dentro da caixa (lâmpadas fluorescentes).
A lona é translúcida e permite que a luz passe e ilumine a arte impressa.
A caixa pode ter dupla face iluminada ou uma só.
Utilizadas em lojas 80x400cm ou outras medidas e modelo out-door de 5x9metros ou outras.



OUT-DOOR

Para essas quatro peças (banner, front, back e out-door) a utilização é semelhante, 
temos que focar o objetivo para vermos utilizações diversas. 
Exemplo, uma placa de hipermercado com propaganda de varejo utilizamos o
front-light com imagens bem definidas de produtos enormes para visibilidade 
com mais de 200 metros. 
Sem iluminação o out-door é confeccionado da mesma maneira para visão diurna.
Para a placa de localização do hipermercado não utilizamos imagem só a logo com front ou back-light. 
Em frentes de loja, shopping´s ou ruas de cidades utilizamos
também esses back-light´s evidenciando o nome da empresa 








Fonte : Site 12 tribos





Nenhum comentário:

Postar um comentário