quinta-feira, 26 de abril de 2012

Falácias em Marketing no Brasil:



Falácias são afirmações erradas ou que levam ao erro. Há muitas falácias em
marketing no Brasil.Queremos aqui apresentar e discutir algumas interpretações de marketing que
frequentemente geram confusão e falácias:




A. Marketing é propaganda feita para aumentar vendas
A propaganda é uma ferramenta de comunicação cuja utilidade é dar informações para facilitar a troca. O seu propósito é fornecer informações sobre a oferta de uma organização e não só do aumento das vendas. Se um produto não for bom, o consumidor não irá comprá-lo de novo só por causa da propaganda: “Quanto mais se fala de um produto que não cumpre o que é prometido, mais cedo ele sai do mercado”.




B. Atividade para promover uma pessoa
As técnicas de marketing são utilizadas tanto para bens, serviços, idéias, organizações ou pessoas. A promoção é apenas uma ferramenta de marketing e pessoa é também apenas um tipo de oferta.


C. Atividades para criar necessidades.
 Marketing é uma atividade que visa facilitar as trocas atendendo necessidades e desejos dos consumidores e, no limite, da sociedade de um modo geral. As necessidades são intrínsecas ao ser humano como sede, fome e sexo – não há como marketing criar necessidades. As atividades de marketing podem atuar no desenvolvimento de
desejos. Um indivíduo com sede (necessidade) pode saciá-la com qualquer tipo de bebida –
uma água mineral, por exemplo. As atividades de marketing podem influenciar no tipo de
água que ele quererá beber (sem gás ou com gás) e na escolha de uma das marcas disponíveis.




D. Marketing é a forma capitalista de fazer as pessoas quererem coisas que não
necessitam. Argumenta-se que marketing usa de métodos e instrumentos que forçam as
pessoas a comprarem o que não precisam. No entanto, a motivação está dentro de cada
indivíduo e não fora dele. Esta posição é utilizada por pessoas adeptas dos movimentos
chamados de esquerda.




E. Marketing não é ético.
O marketing em si não pode ser taxado de “ético” ou “não ético”.

As atividades de marketing fazem uso de ferramentas ou técnicas que um profissional de
marketing pode usar para o bem ou para o mal. Assim como uma pessoa que pode se utilizar
de uma faca para esculpir uma obra ou para cortar um bolo (uso para o bem), pode com ela
matar uma pessoa (uso para o mal). Este bem e mal depende, também, do contexto em que ele
está. Se a faca for usada para cortar um bolo que tem um dono que não quer que o bolo seja
cortado isso será um mal. Se a faca for usada para matar um soldado em guerra, isso poderá
ser considerado um bem por muitos e o autor da ação pode virar herói e ganhar uma medalha.
Dessa forma, o profissional de marketing tem as ferramentas e técnicas disponíveis, que ele
pode usar para o bem ou para o mal de acordo com a ética. A questão da ética é relativa
dependendo das condições de uma cultura e do que é considerado ético, ou não.




F. Marketing é vendas.
Marketing muitas vezes é confundido com vendas, que é a troca,

sendo, portanto, o resultado das atividades de marketing.
O marketing surgiu e cresceu sob a égide dos bens de consumo e das empresas com
fins lucrativos, mas possui grande importância também para os problemas com que se
defrontam as organizações que não visam ao lucro ou que oferecem serviços ou bens que
interessam a outras organizações.
O marketing propõe uma abordagem sistêmica e técnica às atividades de troca
preocupando-se com o desenvolvimento e manutenção das relações que envolvem produtos,
organizações, pessoas, lugares, causas ou tudo o mais onde se possa maximizar os benefícios
para todas as partes envolvidas no processo de troca.







Nenhum comentário:

Postar um comentário