segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Marketing do Boca-Boca


Bom, antes de qualquer coisa pare com esses pensamentos pecaminosos. O Boca-Boca, neste caso, não tem nada ver com o que essa sua mente criativa está pensado, ele ta ai para mostrar um tipo de marketing muito usado pelas empresas, por ter um BAIXO custo aliado a uma ALTA abrangência. Sendo assim, existem três tipos de Marketing Boca-Boca: o técnico, o de surpresa e o informal.
técnico consiste em reunir grupos de pessoas e transformá-las em evangelizadores e/ou advogadas do produto, essa vertente é a mais cara devido ao alto custo com treinamentos e suporte, é mais utilizadas quando um novo produto que adentrar ao mercado.
O tipo surpresa é o que mais conhecemos, ele é aquele vídeo que você gostou muito e compartilhou ou aquela ação que você viu no shopping, achou interessante e “facebuko” e/ou “twitto”, ou seja, é tudo aquilo que você se surpreendeu e acabou jogando nas mídias sociais ou contando para alguém, essa é a mais utilizada pelas empresas, isso porque ela já utiliza da publicidade normal (TV, folders, radio etc) e das ações que vão ocorrer para o produto. A única coisa que eles precisam fazer é transformar essa publicidade em algo que surpreenda o cliente para que ele tenha vontade de repassar para as outras pessoas. Seu custo como já está embutido no orçamento anual acaba saindo bem mais barato, já que para transformar uma campanha em algo surpreendente não precisa de muito dinheiro, e sim criatividade.
Já o informal, é o que mais vemos. Ele ocorre nos corredores do supermercado quando vamos comprar algo e a outra pessoa do lado te alerta dizendo: “Olha, não vale a pena comprar isso não. É muito ruim” ou “Olha, esse aqui é perfeito. Leva que é certeza que seu doce vai ficar divino”. Temos esse tipo também nas conversas com familiares ou amigos que usaram algum tipo de produto e gostaram ou não, e nos contam para que não tenhamos nenhuma surpresa.
Segue abaixo algumas ações que deram muito Boca-Boca:


 

 

 


fonte : cafecomgalo


                                                                   Postado por : Aline


Nenhum comentário:

Postar um comentário