terça-feira, 17 de julho de 2012

Pesquisa estima que próximo iPhone será o mais vendido

Em uma pesquisa feita com 400 pessoas, o analista Gene Munster, do banco de investimentos Piper Jaffray, concluiu que a próxima versão do iPhone será a mais vendida de todas. Questionados sobre qual seria o próximo celular que cada um pretenderia comprar, 65% dos entrevistados afirmaram que seria um da Apple; 16% disseram que seria um com Google Android; e 2,5% preferiram um Blackberry da RIM. Entre os entrevistados, 51% disseram que pretendem comprar a próxima versão do iPhone. Além disso, 94,2% das pessoas que já possuem um smartphone da Apple manifestaram interesse em adquirir o próximo celular da empresa. A maioria das pessoas que possui um smartphone com Google Android também pretende continuar com o sistema operacional: 60% compraria um novo celular com Android. Com base nas respostas dos entrevistados, Munster estima que serão vendidas 80 milhões de cópias do próximo iPhone. O analista ainda prevê que a Apple fechará 2012 vendendo mais de 120 milhões de smartphones.

A queda do Facebook !

O Facebook parece estar vivendo um tipo de maldição pós-IPO. Primeiro foi a queda vertiginosa do valor dos papéis. Agora, a safra de más notícias ganha reforço, com a queda de 1.1% no número de visitantes únicos da rede social - isso no público dos Estados Unidos. Mas, a diminuição está sendo registrada também em outros 14 mercados (dos 23 em que o Facebook está presente). Naqueles nos quais não há retração, o crescimento está bem lento. Os números ruins jogaram as ações do Facebook para baixo durante esta terça-feira (17/07/2012). Na semana, o Facebook já acumula perdas de quase 8% porcento no valor de seus papéis. E o vendaval parece que ainda não passa tão já. A outra má notícia veio de um relatório da agência ForeSee, que mostra que o índice de satisfação dos usuários do Facebook vem caindo há meses. A luz amarela se acendeu mais intensamente em Menlo Park, Califórnia, sede da empresa, mas ainda não houve posicionamento oficial a respeito dos números e

domingo, 8 de julho de 2012

Dicas para apresentações de sucesso: A escolhe correta da fonte


Caso você nunca tenha tido nenhuma experiência com tipografia, existe uma regra simples que pode melhorar em muito as suas apresentações. Essa regra é “Nuca use fontes com serifa”. Mas espere um pouco; o que é serifa?

Alguns tipos de fontes utilizam um recurso chamado de serifa, para arrematar as suas extremidades. Essas fontes são indicadas para leitura em papel. Já está provado cientificamente que fontes com serifa são de mais fácil leitura em material impresso. Uma fonte muito famosa que utiliza serifa é a Times New Roman, que é muito utilizada em jornais. Não acredita? Pois pegue um jornal ou livro que esteja próximo, a probabilidade de que essa publicação utilize a Times New Roman é de 90%! Só não é de 100%, porque algumas publicações mais “moderninhas” acabam sendo publicadas com fontes sem serifa mesmo, como forma de mostrar um design editorial mais moderno.

Tudo bem, agora você sabe que deve evitar utilizar fontes com serifa; qual a melhor fonte nesse caso? Pode parecer simples, mas se você não quiser errar utilize a Arial! Isso mesmo, essa é a melhor opção caso você não seja bom com tipografia a melhor opção é a Arial. Mas se você quiser arriscar outras fontes, recomenda-se :

  •     Verdana
  •     Tahoma
  •     Trebuchet

Caso você queira arriscar encontrar mais fontes, sem serifa para não utilizar essas fontes tão comuns, recomendo uma visita a algum diretório de fontes como odafonte.com, lá existem várias opções gratuitas.

Outra dica interessante nesse caso é para que você tome cuidado com a hierarquia dos títulos e do texto utilizado na apresentação. Tente diferenciar bem, seja com a utilização de tipos diferentes ou tamanhos diferentes.

Para finalizar, economize ao máximo nos textos! Isso mesmo, uma apresentação com muito texto é difícil de ler. Utilize apenas tópicos rápidos, lembre que você não está ali para ler os slides, mas sim para comentar sobre o seu conteúdo. Então os utilize apenas como guia para sua apresentação.

Zumbis over cinema


Vocês gostam de Zumbis? Sim? Então vejam o novo filme da DDB de NY dirigido por Jim Jenkins, com uma “pegada” a la The Walking Dead para o New York Lottery.
O resultado final ficou muito bacana e a trilha deixa ainda mais legal. Ah, e já que está falando da trilha, a música é “You gave me a reason to live”, que significa “Você me deu um motivo para viver”…boa sacada não?

Fotografia Analógica VS. Digital


A fotografia analógica é um hobby de muitos que usam digital e anos atrás, muito usada pelos fotógrafos.
A analógica é muito discutida hoje entre fotógrafos profissionais e amadores, principalmente se equipamento analógico é melhor que digital. Essa é uma questão complexa, fotografia analógica passa por processo de captação, ampliação do papel fotográfico, já a fotografia digital é uma simulação da analógica, e essa simulação não é melhor que o processo original.
Explicando melhor… na publicidade e na moda, a analógica é preferível por conta da qualidade da imagem, já no jornalismo e natureza, onde é preciso captar rapidamente a digital é bem melhor.
Aqui em Cuiabá a realidade é outra, a digital ultrapassou a analógica, não temos revelação de primeira, muitos laboratórios fecharam e trocaram aquelas máquinas enormes por computadores, leitores de cartão e revelação digital, para nossa tristeza,  né?!
A fotografia digital conquista os profissionais pela praticidade, pelo clicar e transferência para o computador, pelo tratamento mais apurado que pode ser feito numa edição, basta apertar um botão para ajustar o ISO, exposição, ajuste de cor, saturação e contraste, no caso da analógica seria necessário trocar o filme em diferentes situações e iluminação ambiente.
Mesmo com todo esse sucesso da fotografia digital, alguns amigos ainda utilizam câmeras analógicas e capturam maravilhas para nossos olhos, são de uma sensibilidade imensa, abaixo vocês podem conferir os trabalhos doMateus Hidalgo e Pedro Paulo Guimarães.

Matheus Hidalgo

Pedro Paulo Guimarães


sábado, 7 de julho de 2012

Trabalhos de Publicidade/ Unopar

Trabalho de Publicidade, realizado pelos alunos Aline Fock, Andressa Pissinati, Pedro Yokama, Rebecca Mostagi, Vanessa Vilela, neste trabalhos utilizamos uma empresa de verdade, chamada MACROVIDA loja de empresas naturais, fizeram ainda o planejamento de campanha, Outdoor, Spot, e o Anúncio !







Trabalhos de Publicidade/ Unopar..

Olá galera vou postar aqui alguns trabalhos que realizamos neste 1º semetre de Publicidade e Propaganda, da Unopar em Londrina - PR


Trabalho da disciplina de Marketing, onde os alunos Aline Fock, Andressa Pissinati, Guilherme Quintela, Rebecca Mostagi, Pedro Yokama, Vanessa Vilela, fizeram um produto com materiais recicláveis ( Luminária feita de barbante), e montaram 4p's e Matriz Swot.

                                     



   Cartão

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Porque fazer tanta mídia em cima de uma marca?



Muitos se perguntam ainda mais se forem de fora do circulo publicitário, porque as empresas gastam tanto com publicidade? Pra que gastar tanto com televisão? Pra que fazer produções Hollywoodianas em um comercial de TV?
Bom está ai a resposta para vocês, esse comercial foi feito pelo Mc Donald’s do Canadá e mostra como o poder da marca é essencial para uma empresa, e sim, que temos que fazer o máximo para divulgá-la, fazendo assim com que ela permeie a vida de seus consumidores, e que os mesmos pensem no mínimo uma vez por dia nela.
Muitos vão dizer que isso acontece porque a rede é multinacional, que é uma rede de comida por isso a facilidade de difundir a mensagem e blá blá blá… Mas temos que ter em mente que hoje ela é o que é não por causa dessas variantes, e sim pelo “gasto” que a mesma fez e ainda faz com o seu planejamento de mídia.
Não importa o que a empresa vende ou o que ela faz, planejamento estratégico, publicidade e merchandising não são gastos e sim investimentos que às vezes demoram a dar frutos, mas se forem bem feitos a empresa pode ter certeza que um dia ele vem.


Vende-se artigos para super heróis, piratas, agente secreto…


O que vocês acham de entrar em uma loja e comprar uma capa da invisibilidade, um elixir que dá músculos instantâneos, lágrimas de unicórnio engarrafadas, um gancho de pirata ou até a imortalidade? Bom, isso é possível graças à instituição sem fins lucrativos chamada 826 National.


Essa instituição tem abrangência mundial e possuiu como missão ajudar crianças de 6 a 18 anos a escreverem e explorarem sua criatividade. As lojas são fachadas para os centros de ensino que funcionam nos fundos e os produtos ali vendidos não possuem nenhum tipo de poder ou qualquer coisa do tipo.
Essa forma de arrecadar fundos, através da venda de artigos, vem dando muito certo, pois a pessoa não está dando o dinheiro para a intuição e sim comprando algo deles. No final, tanto o dinheiro arrecado através de doações, quanto através da venda de produtos terá o mesmo destino. Mas para o ser humano é bem mais fácil ajudar dessa maneira, quando existe algo palpável e não somente algo intangível, como a felicidade e o amor das crianças pela ajuda.
O ensino é gratuito e os professores que lecionam são voluntários. Existe uma variedade de voluntários que vão desde pessoas “normais” até super astros hollywoodianos, Robbin Willians já lecionou em algumas unidades dos Estados Unidos. Na terra do Tio Sam existem sete escolas, cada uma nos fundos de uma loja mais maluca que a outra. Existe a The Brooklyn Superhero Supply que vende artigos para super heróis, Pirate Supply Store que vende artigos para pirata, Liberty Street Robot que possuiu suprimentos para robos, The Boring Store que vende artigos para super espiões, Greenwood Space Travel Supply Company possui artigos para aventureiros e cientistas , The Echo Park Time tem tudo o que você quiser para uma viagem a 4º dimensão,The Bigfoot Research Institute tem tudo o que você quiser para ir atrás do pé grande e por fim a  The Museum of Unnatural History que possuiu em seu estoque coisas surrealistas e raridades inimagináveis.

Identidades Secretas
Kit para disfarce
Músculos, Velocidade da Luz, Gravidade e Anti Matéria
Imortalidade

( fonte : café com galo )

Nagai Hideyuki - Ilusões 3D


Olha o que esse guri de 21 anos, chamado Nagai Hideyuki, faz:


Nagai domina a técnica de ilustração em 3D, seus desenhos são surpreendentes. A partir do uso da perspectiva ele cria imagens distorcidas ou desenhos que, vistos de uma certa distância e de um certo ângulo, parecem estar saindo do papel. Além disso, o artista utiliza de luz e sombra para criar estas ilusões ópticas.
Quem quiser saber mais sobre Hideyuki, acesse as suas redes: websitefacebookdeviantART.

Impostos


Sabe aquelas perguntas tipo, “você sabia?, ta ligado?”, e assim vai…, pois é, resolvi também fazer uma seção dessas (heheehehe), para os curiosos, muitas curiosidades a serem descobertas e reveladas. Lembrando que, sim, todas elas são possíveis de serem usadas no nosso mundo de comunicação e marketing, jornalismo e propaganda, publicidade e eventos, imprensa e relacionamentos, cliente e atendente. ;) Sacou né!? Vamos lá!

Quanto pagamos de impostos no dia-a-dia?

Itens para a casa
  • Aparelho de DVD (50,39%) de tributos em seu preço final;
  • Microondas (47%) de tributos em seu preço final;
  • Televisão (44,94%);
  • Geladeiras (37,88%);
  • Aparelhos de som (36,80%);
  • Torradeiras Elétricas (35,77%);
  • Ferros de passar roupa, ventiladores e liquidificadores (34,30%);
  • Copos (37,88%);
  • Lençóis (26,05%);
  • Luminárias (43,62%);
  • Panelas (35,77%);
  • Pratos (34,30%);
  • Taças (44,40%);
  • Talheres (34,30%);
  • Talhas de banho, de mesa e travesseiros (26,05%);
  • Almofadas (33,84%);
  • Colchão (28,36%).

Supermercado
  • Algumas bebidas alcoólicas como vinho (83,07%);
  • Frango (18%);
  • Carne bovina (18,67%);
  • Milho verde (37,37%);
  • Óleo e Margarina (37,18%);
  • Açúcar (40,50%);
  • Bolachas (38,50%);
  • Café (36,52%);
  • Sal (29,58%);
  • Leite Longa Vida (33,63%);
  • Achocolatado em pó (37,84%);
  • Álcool (43,28%);
  • Amaciante (43,16%);
  • Sabão em pó (42,27%);
  • Detergente, sabão em barra e saponáceo (40,50%);
  • Água sanitária (37,84%).

Produtos diversos
  • Livros (15,52%);
  • Roupas (34,67%);
  • Flores (17,71%);
  • Sapatos (36,17%);
  • Carros populares (37,55%);
  • Telefones celulares (39,80%);
  • Bolsas de Couro (41,52%);
  • Joias (50,44%).

Produtos com mais impostos

Produtos que contêm os maiores impostos em relação ao preço que pagamos:
  • 1. Cachaça – 81,87% do preço é imposto
  • 2. Casaco de pele- 81,86% do preço
  • 3. Vodca- 81,52% do preço
  • 4. Cigarro- 80,42% do preço
  • 5. Perfume importado- 78,43% do preço
  • 6. Caipirinha- 76,66% do preço
  • 7. Games(consoles e jogos) – 72,18% do preço
  • 8. Revólver- 71,58% do preço
  • 9. Perfume nacional- 69,13% do preço
  • 10. Motos (acima de 250 cc) – 64,65% do preço
Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT

Quais países têm as conexões de internet mais rápidas do mundo?


  • 1. Coreia do Sul (17,5 megabits)
  • 2. Japão (9,1 megabits)
  • 3. Hong Kong (9,1 megabits)
  • 4. Holanda (8,2 megabits)
  • 5. Letônia (7,8 megabits)
  • 6. Suíça (7,3 megabits)
  • 7. Irlanda (6,8 megabits)
  • 8. República Tcheca (6,7 megabits)
  • 9. Romênia (6,4 megabits)
  • 10. Bélgica (6,1 megabits)
  • 40. BRASIL – 1,8 megabits por segundo
Média mundial: 2,3 megabits por segundo

Quais são os países com maiores taxas de desemprego do mundo?

  • 1. África do Sul (24,7%)
  • 2. Espanha (21,6%)
  • 3. Grécia (17,7%)
  • 4. Irlanda (14,4%)
  • 5. Portugal (12,7%)
  • 6. Irã (11,5%)
  • 7. Colômbia (10,8%)
  • 8. Turquia (9,8%)
  • 9. Polônia (9,6%)
  • 10. França (9,3%)

PIB em 2011

Agora veja o desempenho na economia desses países com base no que aconteceu com o PIB em 2011:
  • África do Sul (+3,1%)
  • Espanha (+0,7%)
  • Grécia (-6,9%)
  • Irlanda (+0,7%)
  • Portugal (-1,5%)
  • Irã (não informado)
  • Colômbia (+5,9%)
  • Turquia (+8,5%)
  • Polônia (+4,3%)
  • França (+1,7%)

Desemprego e PIB no Brasil:

No Brasil o PIB de 2011 fechou com crescimento de 2,7% e a taxa de desemprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 6%.

fonte ( café com galo )

terça-feira, 12 de junho de 2012

Capitalismo e sua fábrica de inutilidades:

Que Reality Shows, revistas de fofocas, sites exxxxpecializado em famosos, são uma grande sucesso no Brasil, isso não precisa ser vidente e nem olhar televisão para saber, mas se tem dois países que sabem fabricar celebridades são Brasil e Estados Unidos..
Infelizmente a industria da fofoca cresce mais que a indústria da educação. Pais permitem seus filhos olhando essas bobajadas, no entanto não dão o mínimo de importância se o seu filho sabe conjugar um verbo. Adolescentes, jovens e adultos dão mais importância para seu iPhone do que para um amigo que está precisando de um abraço.
Torra-se dinheiro do pão e do leite dos filhos para se votar nos “heróis”, como diz o Bial…

quarta-feira, 6 de junho de 2012

As cores e sua representatividade


Na hora de criar uma propaganda o publicitário analisa diversos fatores, para a partir dai construir seu discurso. Uma das coisas mais importantes na construção de um anúncio são as cores.  Cada cor possui uma série de significados, e despertam diversos sentimentos e ações.
A design Maria Claudia Cortes desenvolveu um site para facilitar o entendimento da representatividade das cores. Quem quiser ver, clique aqui, e depois escolha o idioma que você compreende melhor (inglês ou espanhol) e aproveite!
Com essa animação em flash ficou bem mais fácil entender o fascinante mundo das cores, no entanto isso é apenas uma pequena amostra do que as cores podem fazer se bem utilizadas em um anúncio.

                               

Os Recordes nos Mundos das Séries de TV


Séries, muitos praticamente não conseguem viver sem elas. Acompanhar seus capítulos diária ou semanalmente se torna não só uma forma de prazer, mas uma verdadeira obsessão.
Cada final de temporada é um misto de ansiedade e dor pelo período sem episódios. Essa é a relação entre telespectadores e séries televisivas, um mercado que atrai um público cada vez maior e, consequentemente, passa a movimentar uma quantia cada vez maior de dinheiro, podendo atingir valores astronômicos.
Em meio a tantos estilos e roteiros de séries, você tem ideia de qual seria a mais assistida do último ano? E a mais lucrativa? Ou, que tal, a mais premiada de todos os tempos? Pois essas e outras dúvidas sobre os recordes das séries televisivas chegarão ao fim com o infográfico sobre séries de TV, conteúdo criado pelo Ponto Frio.
Com uma linguagem rápida, objetiva, agradável e, principalmente, dinâmica, você terá acesso a números e dados da realidade das séries na TV, com informações curiosíssimas que, com certeza, vão surpreender até o mais dedicado fã.
Em 2011, o gigante Two and Half Men passou por turbulentos momentos com a saída do ator principal,Charles Sheen. No entanto, a série conseguiu ser a segunda série mais assistida, com 18,9 milhões de espectadores, e também a segunda série mais lucrativa, com 2,89 milhões de dólares.
Os grandes responsáveis por desbancar Two and a Half Men dos topos das listas foram NCIS, que chegou a incrível marca de 21,4 milhões de telespectadores, e American Idols, com o escandaloso lucro de 7,1 milhões de dólares.
Mas não é só dinheiro envolvido ou gerado que as séries fazem sucesso com o público. Uma das formas de reconhecimento que mais divulgam as séries e arrebatam milhões de novos fãs são os renomados prêmios televisivos. Neste quesito, quem dispara na liderança é MadMen, que conta a história da disputa sem limites em uma agência publicitária dos anos 60. A série já foi vencedora de 4 Emmy Awards e arrancou elogios dos críticos pelo roteiro original e bem feito.
Outra série que merece destaque é Os Simpsons. Além de movimentar montantes generosos tanto de recursos quanto de espectadores, a engraçada família amarela detém o recorde de mais longa série da história ainda em andamento, com mais de 500 episódios exibidos.
Confira com todos os detalhes estas e várias outras informações do mundo das séries de TV no infográfico do Ponto Frio que se encontra abaixo.

Para quem gosta de cartoon, bolsas animadas


Quem aqui gosta de desenhos animados? Se você assim como eu gosta, você irá curtir a postagem de hoje.
Uma marca chamada Jump from Paper, criou e vende bolsas e mochilas inspiradas em design de desenhos animados. Você deve esta pensando assim, é normal ter bolsas com desenhos. Na verdade não é uma bolsa com desenhos e sim a própria bolsa é o desenho animado. Abaixo esta as imagens para você ter uma noção de como são as bolsas:
Essa criação Inovadora, e bem divertida, possui cores alegres criadas pelas designers Chay Su e Rika Lin. Com uma perspectiva bidimensional, as bolsas possuem linhas e contornos que literalmente parecem ter saído direto do papel. Sendo assim, deixam a impressão de serem estreitas, porém, segundo as designers as bolsas são bem espaçosas, e você consegue carregar tudo o que geralmente leva dentro da sua bolsa “normal”.
Quando olhei essas imagens pensei que eram montagens, mas você pode acreditar, é tudo verdade. A Jump from Paper é encontrada em vários países. Caso você tenha a curiosidade de conferir outros modelos ou até mesmo comprá-los, aqui está a loja virtual. Particularmente, eu amei essas bolsas e sairia com elas pela rua com certeza.
E vocês, gostaram? Usariam uma bolsa cartoon?
Beijinhos, beijinhos e até a próxima

Estilingue Gigante para promover o jogo “Angry Birds Space”


Com toda certeza do mundo os Angry Birds são os passarinhos mais famosos do universo. E para promover o jogo “Angry Birds Space“, a T-Mobile juntamente com a Rovio transformaram o Space Needle, um dos pontos turísticos mais famosos de Seattle, em um estilingue gigante preparado para realizar o lançamento de um dos personagens do jogo.

Autor: Jefferson Zysko

Cidade dos pássaros


O design de miniaturas é uma das áreas que me atraem bastante, e ver o material pronto, na prática, é emocionante.
Agora imagine poder criar uma micro cidade, um projeto inteiro dedicado à pequenas casinhas para pássaros? Bom, parece que o projeto ganhou vida e já está à venda numa lojinha na Califórnia. E todos os aplausos devem ser dados à Luke Bartels e Jeff Canham, designers que idealizaram o projeto, que particularmente achei uma ideia bem bacana.
As casinhas, de estilo retrô, que receberam o nome de “For the Birds” (Para os Pássaros, em tradução literal), incluem de bares, casas noturnas, escritórios à prisões e motéis. Bora conferir o material pronto?



terça-feira, 29 de maio de 2012

CAPITALISMO, UM MAL QUE NOS CONSOME:

O que dizer sobre a sociedade capitalista? atualmente ninguém mais questiona sobre como estão as coisas no Brasil, mas vivemos reclamando que é um país injusto e desigual, porém nós cidadões não fazemos nada para mudar, pense bem! As pessoas estão alienadas da realidade, as relações sociais estão se afastando ninguém mais se importa com ninguém, o que é problema de um, ninguém tem nada haver..as pessoas não se tocam de que o que é problema de um no outro dia pode ser o delas, mesmo assim pregam o individualismo. Se analisarmos bem históricamente, o século XXI ainda não começou, pois não houve nenhum tipo de acontecimento que pegasse o mundo inteiro para termos a certeza de que ele acaba de começar, ja saimos do XX...mas ainda nao entramos no outro, isso faz as pessoas se sentirem meio que deslocadas, como se caminhassemos para um futuro onde ninguém sabe onde vai dar, não temos a certeza de como será o amanha, e tudo o que é novo assusta as pessoas. A base de qualquer relacionamento hoje é por meio de negócios, percebam que quando eu digo "negócios", é em todos os relacionamentos, faz parte da vida do ser humano, querer aquilo que lhe de um certo prazer imediato, do contrário não vale a pena. O Pré Modernismo vem nos mostrar que "consciência coletiva" não funciona, melhor cada um cuidar da sua vida, as pessoas vivem em uma constante busca pela felicidade, porque afinal nesse tipo de sociedade é valorizado o "TER" e não o "SER", se conectam com o mundo virtual e esqueçem da realidade. Meias verdades, é isso que é pregado hoje, as pessoas não tem o conhecimento de tudo, porque a midia não deixa mostrar, eles tem consciência de que se as pessoas descobrirem o que há por tras de certas coisas, talvez gere uma revolta. Mundo de cópias, as pessoas perderem sua originalidade elas acreditam que devem ser como atrizes famosas, modelos, jogadores.. só assim alcançaram a felicidade, um grande vazio é isso que nos preenche, tudo é relativo, tudo é improviso..a história do " tá ruim, mas ta bom"..se ta ruim como é que pode estar bom? relações Mc donaldizadas, tudo rápido, tudo muda..carpe diem..o que na verdade é a maior bobisse os valores das verdadeiras coisas estão se perdendo..somos crianças radiosas em um clima de euforia, por exemplo quando tem uma festa..ficamos alegre, bebemos e no outro dia, acordamos com uma ressaca que quase morremos de dor de cabeça..e ai a vida se torna melancólica, frustada. Pense bem..Você não precisa das coisas materiais para ser feliz, quando se decidi SER FELIZ por você mesmo a busca pela felicidade chega ao fim..O Capitalismo precisa do seu dinheiro para sobreviver..mas você não precisa do que ele te oferece.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como fazer uma análise SWOT

                                 





Para fazer uma análise swot é necessário fazer previamente uma análise do mercado e da empresa. O termo SWOT é uma sigla oriunda do inglês, traduzindo: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Esta análise divide-se em 4 quadrantes: Ameaças, oportunidades, pontos fracos (fraquezas) e pontos fortes (forças). As ameaças e as oportunidades estão ligadas ao mercado enquanto os pontos fracos e pontos fortes estão ligados à empresa.

Oportunidades

Qualquer sector do mercado onde a empresa pode conseguir vantagem competitiva.
  • Mercado em expansão
  • Novo mercado internacional
  • Novo segmento no mercado, com alta rendibilidade
  • Alianças estratégicas

Ameaças

Quando o ambiente exterior apresenta desafios criados por uma tendência ou evolução desfavorável.
  • Novos concorrentes
  • Guerras de preços de produtos
  • Introdução de novas tecnologias

Forças ou pontos fortes da empresa

Forças Organizacionais
  • Visão de liderança
  • Competência de gestão
  • Orientação empresarial
Forças de Marketing
  • Imagem de marca
  • Participação de mercado
  • Reputação dos produtos/serviços
  • Flexibilidade e adaptabilidade
Forças em Produção
  • Bons equipamentos
  • Economias de escala
  • Capacidade de inovação
Força de vendas eficiente
  • Forças em Finanças
  • Custo baixo de capital
  • Alta liquidez
  • Alta lucrativididade
  • Estabilidade financeira

Fraquezas ou pontos fracos da empresa

  • Falta de experiência
  • Falta de factores de diferenciação
  • Má qualidade na informação de mercado
  • Fraca visibilidade
A análise SWOT é de extrema importância, pois é importante conhecer mais aprofundadamente os vários aspectos internos e externos da empresa por forma a dar resposta a eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas. Depois de analizados todos estes factores tem a sua análise concluída e depois é só tirar as suas conclusões. Não se esqueça que as ameaças dos outros podem ser oportunidades para si e as suas ameaças são oportunidades para os concorrentes

Segredos de marcas


Criar uma marca é um ritual, em sua maioria, de qualquer agência de publicidade. Transmitir os valores da empresa, os seus produtos, idéias, ou seja, transmitir o que é a empresa, em “simples” traços não é trabalho fácil. Mas, sempre que criamos marcas temos alguns segredos, e estes segredos, muitas vezes, não são descobertos enquanto não revelamos, até porque se não fosse assim não seria segredo né?!
Sendo assim, venho aqui apresentar estes “segredos” de algumas marcas. Confira:
Vamos começar com a clássica marca do Carrefour. Depois de muitas teorias, inclusive as minhas, envolvendo alienígenas de gorro, de uma mulher gorda utilizando um biquíni, podemos ver que não passa de um simples C vazado.

Eu possuo um VAIO, e nunca nem se quer me intriguei por desvendar a marca (sim, uma vergonha isso, mas…), mas vamos lá. A princípio, você deve pensar que é simplesmente o nome da empresa escrito de uma forma estilosa, entretanto, a escrita VAIO tem um significado, e muito bom.  O VA na verdade significa o sinal analógico e o IO significa a linguagem binária dos computadores.

FeedEx Express, um empresa de transporte expresso internacional, que inclui frete aéreo e diversos serviços de encomendas , possui uma marca com um segredo que se eu não falo, você não descobre. Reparem na setaque é formada entre as letras E e X. Sabe o que ela significa? Velocidade.
Ah, essa é fácil não é? A marca da Amazon.com possui uma seta amarela que  significa um sorriso. Bom, você pode até estar certo neste quesito, porém, esta mesma seta que significa um sorriso, também significa que você encontra tudo de A a Z na Aamazon.

Sempre dando as caras aos domingos, a marca da Formula 1 nos remete a algo, talvez, simples para muitos. O espaço entre o F e as linhas de “velocidade” que formam o 1 está formando outro 1.

Toblerone é um dos chocolates mais famosos do mundo. Mas, você já reparou que existe um urso no alpe suiço?

A emissora americana NBC possui uma marca, vamos dizer, um tanto quanto inteligente. Que o desenho que a marca nos passa é um pavão, isso não precisamos nem discutir. Mas, que as penas coloridas representam osseis departamentos da emissora, e que a cabeça do pavão representa o telespectador, isso tenho certeza que deve ser novidade para muitos.

MyFonts é um site para compra de fonts. Entretanto, vocês repararam que o My forma uma mão?

A marca da empresa Yoga Australia representa somente uma mulher fazendo yoga. Ou será que não? É, eu tenho quase certeza que não. Não sei se vocês repararam, mas o espaço entre a perna e o braço da mulher forma o mapa da Austrália.

A sorveteria americana Baskin Robbins possui 31 sabores disponíveis. Será que você já matou a charada? Caso não, repare a parte rosa da marca.

Sendo assim, acredito que a partir de hoje muita gente que ver esta matéria vai analisar as marcas de outra forma.